Obesidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Obesidade
O que é a Obesidade?
A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do índicede massa corporal (IMC).
O IMC é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. É o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que identifica o pesonormal quando o resultado do cálculo do IMC está entre 18,5 e 24,9. Para ser considerado obeso, o IMC deve estar acima de 30.
O Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando ototal de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, o dobro de há três décadas.
A obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolverproblemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras.
São muitas as causas da obesidade. O excesso de peso pode estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, a maus hábitosalimentares ou, por exemplo, a disfunções endócrinas. Por isso, na hora de pensar em emagrecer, procure um especialista.

Bulimia
A bulimia é um transtorno alimentar caracterizado por episódiosrecorrentes de “orgias alimentares”, nos quais o (a) paciente come, em um curto espaço de tempo, grandes quantidades de alimentos como se estivesse com muita fome.
Ele(a) perde o controle de si e depoistenta vomitar e/ou evacuar o que comeu através de medicações que causam a diarréia. A finalidade disso é não ganhar peso. Desta maneira, o(a) bulímico(a) lança mão de recursos extremos para eliminar oexcesso de comida ingerida.

A bulimia geralmente ocorre no(a) adolescente e é predominante entre as mulheres. O(a) paciente planeja suas ‘orgias alimentares’, espera por ocasiões em que estásozinho(a) e guarda alimentos. Ademais, o indivíduo bulímico mantém seu problema escondido e opta pelo isolamento e distanciamento sociais.
 
Os(as) pacientes que sofrem com a bulimia geralmente têm...
tracking img