Obesidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Obesidade

O que é Obesidade?

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valorusada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energéticocorrespondente.
Causas da obesidade

As causas da obesidade podem ser quatro: excesso de ingestão falta de atividade física, tendência (genética) e problemas glandulares(endócrinos).
Conseqüências da obesidade

As conseqüências da obesidade para a saúde incluem distúrbios psicológicos como baixa autoestima e, físicos como as doenças cardíacas.Outras conseqüências da obesidade para o corpo são:
Aumento do risco de desenvolver diabetes tipo 2;
Aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardíacas pelo acumulo degordura no interior das artérias;
Hipertensão arterial;
Acidente vascular cerebral;
Insuficiência renal;
Aumento dos triglicerídeos;
Aumento do colesterol;
Aumento dorisco de desenvolvimento ou agravamento das varizes;
Desgaste precoce das articulações da coluna, quadris, joelhos e tornozelos devido ao excesso de peso;
Aumento do risco dedesenvolvimento de câncer colo-rectal e câncer da próstata no homem, e câncer de mama, do endométrio, do ovário e das vias biliares, nas mulheres.
Tratamento
Como a obesidadeé provocada por uma ingestão de energia que supera o gasto do organismo, a forma mais simples de tratamento é a adoção de um estilo de vida mais saudável, com menor ingestão decalorias e aumento das atividades físicas. Essa mudança não só provoca redução de peso e reversão da obesidade, como facilita a manutenção do quadro saudável.
tracking img