Obesidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Obesidade
A obesidade (mais precisamente adiposidade excessiva) é reconhecida hoje como importante problema de saúde pública. É doença crônica, progressiva, fatal, geneticamente relacionada e caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura e desenvolvimento de outras doenças (co-morbidades). A ruptura no equilíbrio energético começa com freqüência na infância, e a probabilidade de obesidade navida adulta passa a ser mais alta que para crianças com níveis normais de gordura corporal. Por exemplo, as crianças obesas com 6 a 9 anos de idade comportam uma probabilidade de 55% de serem obesas quando adultas. Se existe também obesidade nos pais, o risco Fe obesidade para a criança na vida adulta passa a ser duas a três vezes maior que aquele de crianças com peso normal sem pais obesos.
Nosadultos o período entre 25 e 44 anos de idade representa a época mais perigosa para o desenvolvimento de uma adiposidade excessiva. Homens e mulheres de meia-idade pesam invariavelmente mais que seus congêneres em idade universitária com a mesma estatura, As mulheres tendem a ganhar a maior quantidade de peso.
É uma doença que depende de vários fatores para se desenvolver: a genética da pessoa,fatores culturais e étnicos, sua predisposição biológica, estilo de vida e hábitos alimentares. É um excesso de gordura na composição do corpo, mas só pode ser chamada de obesidade quando mais de 20% da massa corporal total for constituída por gordura (30% no caso das mulheres).
O Brasil e o mundo vivem uma verdadeira epidemia de obesidade. Para se ter uma idéia da gravidade do problema, cerca de70 milhões de brasileiros – ou 40% da população – está com excesso de peso. Além disso, 13% das mulheres e 8% dos homens sofrem de obesidade em nosso país.
A obesidade mata por ano, cerca de 300 mil pessoas nos Estados Unidos, e quase 100 mil no Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Dentre várias doenças associadas à obesidade, as mais freqüentes são a hipertensão arterial,diabetes, doenças nas articulações - principalmente coluna baixa e membros inferiores-, insuficiência respiratórias, apnéia do sono, varizes e trombose nas veias das pernas, doenças coronarianas, derrame cerebral, perda de urina – em mulheres, impotência, infertilidade e vários tipos de cânceres (mama, útero, intestino). Estas doenças, não só pioram a qualidade como também diminuem o tempo de vidado obeso em 20%.
As pessoas engordam por diferentes motivos:
* Ou porque se alimentam de forma desequilibrada e consomem mais calorias do que necessitam do que gastam (por levarem uma vida sedentária);
* Ou porque o corpo metaboliza os alimentos de forma desequilibrada.
Há casos de obesos que comem pouco mas têm grande capacidade de armazenar energias em forma de gordura, bem comomagros que comem muito, mas seu organismo gasta o que foi consumido com enorme rapidez.
Uma deficiência na produção da proteína leptina, por exemplo, pode levar o indivíduo
a comer mais do que ele realmente precisa, pois é ela que “avisa” o hipotálamo, localizado no sistema nervoso central, que o organismo está satisfeito. Este, por sua vez, manda uma mensagem para o corpo avisando que ele pare decomer e passe a queimar calorias. Se há deficiência nessa comunicação a tendência é comer excessivamente.
Classificação da Obesidade
Para se graduar a obesidade, é adotado pela Organização Mundial da Saúde o Índice de Massa Corporal (IMC) que é encontrado pela formula:
IMC = Peso em kilos dividido pelo resultado da multiplicação da Altura em metros por ela mesma. Exemplo, uma pessoa de 1,70 me peso de 90 kg tem IMC = 31, 14 ou seja, tem uma Obesidade Leve. Assim, de acordo com a tabela abaixo são classificados as diferentes categorias de obesidade.
Índice de Massa Corporal – Categoria
IMC de 20 a 25 | Peso Saudável |
IMC de 25 a 30 | Sobrepeso |
IMC de 30 a 35 | Obesidade Leve |
IMC de 35 a 40 | Obesidade Moderada |
IMC acima de 40 | Obesidade Mórbida |

“Maçã” X “...
tracking img