OBESIDADE E IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA

478 palavras 2 páginas
OBESIDADE E IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA

2010

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo expor sobre a importância da atividade física sobre as vantagens que ela traz sobre o organismo, no segundo momento faremos uma abordagem sobre a obesidade, uma das doenças de índice mais elevado no Brasil, além do que, se espera conscientizar o leitor sobre suas causas e conseqüências.

HISTÓRICO Antes de expor o tema é necessário fazer uma pequena explicação sobre este: a atividade física compreende um conjunto de ações praticadas que geram gasto de energia e alterações do organismo. A pratica da atividade física traz inúmeros benefícios à saúde, entre eles podemos citar: aumento de energia, melhora da condição física, diminuição do risco de doenças cardíacas, diabetes e derrames, controle da massa corpórea alem do aumento da auto-estima e do bem-estar. Existe uma grande diversidades em relação a escolha da atividade física, porem é necessário ressaltar que existem restrições em relação a idade e a capacitação, por exemplo a mulher durante sua gestação tem que ter certos cuidados em relação ao esforço físico, já que a pratica excessiva pode causar um aborto espontâneo. Por isso deve-se sempre ter o acompanhamento de um profissional.
Entretanto com o passar dos anos e desenvolvimento tecnológico a vida do ser humano vem tornando-se cada vez mais cômoda, o que acaba gerando sedentarismo, que é caracterizado pela baixa ou nenhuma pratica de atividade física. Atualmente, o sedentarismo tem sido o principal fenômeno de desencadeamento de doenças cardíacas e aumento da obesidade, o crescimento do índice de pessoas acima do peso vem preocupando cada vez mais os especialistas. A obesidade é uma doença que se manifesta pelo aumento do acumulo excessivo de gordura corporal. Atualmente no país, os brasileiros acima do peso correspondem a 40% da população total e a

Relacionados