Obesidade infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução


Segundo Lopes (2006), na atualidade, nota-se uma grande quantidade de crianças com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima do ideal, podendo chegar a desenvolver a obesidade infantil.
Nas últimas décadas, a prevalência de sobrepeso e obesidade tem aumentado de forma preocupante em todo o mundo (WANG et al., 2002). De fato, esta é uma doença universalde prevalência crescente e que vem adquirindo proporções alarmantemente epidêmicas, sendo um dos principais problemas de saúde pública da sociedade moderna (LOPES, 2006).
Segundo Fisberg (2006), vários fatores podem influenciar o aparecimento desse quadro, como por exemplo, o avanço tecnológico fazendo com que as crianças hoje em dia vivam cada vez mais sedentárias, devido à ausência dospais por motivo de trabalho de certa forma tem sua parcela de culpa, já que pelo seu dia-a-dia não tem tempo de educar seus filhos na introdução alimentícia e da atividade física, outros fatores, são as cantinas escolares e os chamados fast foods, que são em sua maioria comidas com altíssimo teor calórico devido sua quantidade de gordura, que por sua vez, pode desencadear uma série de doenças como:diabetes, hipertensão, má formação do esqueleto etc., além de que as chances de levar tais problemas para a fase adulta é muito maior.
Segundo Carvalho (2004 apud. URASAKI; RIBEIRO, 2010), a atividade física na infância é uma grande aliada no combate à obesidade infantil, "o estimulo a prática de atividade física, portanto, faz parte de uma série de outrasintervenções que visem educação em saúde, direcionada a mudanças comportamentais, obviamente inseridos no ideário da promoção em saúde”, além de desenvolver o equilíbrio, lateralidade e convívio em grupo, ela pode ser usada também como um meio de instrução e incentivo, na vida extra-escolar.
A Educação Física escolar, muitas vezes, é a única oportunidade onde a criança pode ter o contatocom a atividade física, mas isso nem sempre é possível devido à falta de incentivo e as más condições que os profissionais de educação física tem para trabalhar, como o curto tempo das aulas, escassez de materiais apropriado e local inadequado para atividade física. Associado a tudo isso, muitos profissionais, por anos, deixaram de desenvolver suas atividades com entusiasmo, deixando de lado osobjetivos propostos pela educação física escolar (OPAS, 1995).



















































2. Justificativa


Devido à uma preocupação sobre o tema obesidade infantil, procuramos entender e mostrar as causas da obesidade com opiniões de diferentes autores, ao que se refere a importância de se incluir estudosacerca de sobrepeso e obesidade nas escolas, para detectar os possíveis problemas de saúde o mais precocemente possível e sugerir ações que possam auxiliar na promoção do bem-estar da criança e do jovem.
3. Objetivo


3.1 Objetivo Geral:
O Objetivo deste trabalho é demonstrar através de estudos e argumentações as principais causas e prevenções da obesidade infantil no âmbito escolar nocontexto brasileiro.


3.2 Objetivo Específico:
Investigar as causas da obesidade infantil, identificar os possíveis fatores etiológicos além de verificar quais as intervenções que se destacaram nesta última década como forma de diminuir e/ou prevenir a obesidade em crianças.
Assim chegar a uma conclusão da eficácia da Educação Física no combate a obesidade infantil.4. Metodologia


Este estudo foi embasado por uma revisão de literatura, a partir de livros, artigos científicos, resumos de congressos e biblioteca eletrônica nacional.
Os uni termos da pesquisa tiveram base: Educação física escolar, obesidade infantil, praticas de atividades físicas para crianças, causas da obesidade....
tracking img