Obesidade infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Na proposta de avaliação do módulo 14, “o ensino da matemática, ciências, e educação física: tendências atuais “, abordamos o tema transversal Saúde. O objetivo principal deste trabalho é elaborar uma sequencia didática que aborde a obesidade infantil, possibilitando um auxilio as práticas pedagógicas com didáticas elaboradas a partir do PCN de temas transversais de ciências,matemática e educação física.
De acordo com o PCN de temas transversais:
Atitudes favoráveis ou desfavoráveis à saúde são construídas desde a infância pela identificação com valores observados em modelos externos ou grupos de referência. A escola cumpre papel destacado na formação dos cidadãos para uma vida saudável, na medida em que o grau de escolaridade em si tem associação comprovada com onível de saúde dos indivíduos e grupos populacionais. Mas a explicitação da educação para a Saúde como tema do currículo eleva a escola ao papel de formadora de protagonistas — e não pacientes — capazes de valorizar a saúde, discernir e participar de decisões relativas à saúde individual e coletiva. Portanto, a formação do aluno para o exercício da cidadania compreende a motivação e a capacitação parao autocuidado, assim como a compreensão da saúde como direito e responsabilidade pessoal e social.
Atualmente, o nível de saúde das crianças tem caído muito, principalmente quando falamos de obesidade. Este assunto vem se tornando cada vez mais preocupante, pois, cerca de 15,3% das crianças são obesas, e isso, afeta diretamente o físico. No entanto, é também causa de muitas doenças relacionadasao excesso de peso, como, diabetes, hipertensão, depressão entre outros.
As crianças em geral, alcançam o aumento do peso devido, principalmente, a hábitos alimentares errados, fatores genéticos, vida sedentária, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar, entre outros. Portanto, há um grande equivoco em pensar que, crianças obesas ingerem grande quantidade de comida. Estaafirmativa nem sempre é verdadeira, pois em geral, as crianças obesas consomem alimentos de alto valor calórico, o que necessariamente, não implica na quantidade de alimentos ingeridos e sim na qualidade do mesmo.
Observando uma escola particular de ensino fundamental l, de classe média que fica no município de São Bernardo do Campo, foi possível constatar que a escola oferece um cardápio diárioelaborado por uma nutricionista. A escola fornece uma alimentação balanceada aos alunos, onde as crianças tem o dever de colocar no prato no mínimo três opções de itens da pirâmide alimentar. Porém, não realiza nenhum tipo de conscientização em relação a esse habito. Fato que dificulta o entendimento dos alunos, o que os motivam, a pensar o porque da exigência de terem dentro do ambiente escolar umaalimentação balanceada. Contudo, diante dessa observação, problematizamos estas questões à escola com intuito de conseguir uma possível educação alimentar, onde o aluno seja capaz de compreender o porquê ele esta comendo determinados alimentos e quais benefícios eles podem trazer para suas vidas.



DISCIPLINA ANO TEMPO ESTIMADO
Matemática 4º 3 meses

OBJETIVOS

Conceituais:

Construiro significado das medidas a partir de situações problema que expressem seu uso no contexto social e em outras áreas do conhecimento e possibilitem a comparação de grandeza das mesmas natureza.

Procedimentais:

Recolher dados e informações, elaborar formas para organizá-los e expressá-los, interpretar dados apresentados sob forma de tabelas e gráficos.

Leitura e interpretaçao de dadosapresentados de maneira organizada por meio de tabelas e gráficos, para identificação de caracterisitcas previsiveis ou aleatórias de acontecimentos.

Utilizar procedimentos e instrumentos de medida usuais ou não, selecionando o mais adequado para chegar ao resultado.

Atitudinais:

Perseverança, esforço e disciplina na busca de resultados.

Confiança na própria capacidade para elaborar...
tracking img