Obesidade infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Na tentativa de tornar mais prático o dia-a-dia ou mesmo refeições de final de semana, os "fast foods" ganham cada vez mais espaço em nossa mesa. Os "lanches felizes" especiais para as crianças sãoextremamente convidativos, coloridos e ainda oferecem brinquedos para se tonarem irresistíveis diante dos olhos de qualquer "baixinho". Esses lanches não oferecem nenhum valor nutritivo, sendo ricos emgorduras saturadas que com o tempo vão se acumulando em forma de tecido adiposo e também dentro das artérias, contribuindo para o desenvolvimento da obesidade, diabetes, arterosclerose e infarto.Além disso, essas refeições não são balanceadas nutricionalmente, faltando fontes de vitaminas e minerais tão importantes para o crescimento e funcionamento do organismo infantil. Com a finalidade deestimular hábitos saudáveis de alimentação na criança é necessário que a família participe dessas mudanças efetivamente.

As refeições devem conter pratos com legumes, verduras e frutas bem coloridas ese preciso enfeitá-las com graça. As proteínas devem ter origem principalmente das carnes brancas e sempre que possível assadas, cozidas ou "grelhadas" sem nenhuma gordura. Leguminosas como feijões elentilhas devem estar sempre presentes, pois elas contém minerais como ferro e boro importantes para o crescimento e preservação dos ossos, além disso triptofano, hormônio importante para qualidade dosono.

Derivados do leite também têm papel importante e aí ressaltamos queijos brancos e iogurtes, que contém lactobacilos e são fermentados, fundamentais para o adequado funcionamento e proteçãointestinal. Quanto aos refrigerantes, a base de cola, mesmo os "light", devem ser evitados pois são ricos em cafeína (que é um estimulante do sistema nervoso central) e como possuem ácido fosfóricoprovocam perda de cálcio pela urina. Conclui-se que criar um novo hábito não é tão simples, mas a persistência e a troca do tipo de alimentos comprados para lanches e refeições vão contribuir para...
tracking img