Obesidade gestacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Obesidade Gestacional: Causas da obesidade gestacional e conseqüências da obesidade para a mãe e o feto
 
Bianca Freitas
Flávia Gilena
Jorge Henrique
Lauana Santos
Estudantes de Nutrição - FTC.
 
 
Resumo
 
O acúmulo excessivo de tecido adiposo no organismo caracteriza a obesidade que é uma doença crônica e multifatorial e se tornou um grande problema para a saúde pública. Estima-seque 40% da população brasileira têm excesso de peso. O estado de nutrição da mulher tem influência importante na reprodução, afetando o curso da gestação com aumento da morbidade materna e fetal.
A obesidade pode ser influenciada por fatores genéticos, metabólicos, ambientais, sociais, psicológicos, alimentares e de estilo de vida, que podem atuar em conjunto ou isoladamente.
 
 
 Palavras-chave: obesidade, complicação materna, risco fetal.
 
 
 
 
 
 
Introdução
 
Gestação e obesidade
 
A obesidade é um dos problemas mais graves de saúde pública sendo considerada uma doença crônica e multifatorial, caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo no organismo.
A gestação está incluída na lista dos fatores clássicos desencadeantes da obesidade. E o inícioou manutenção da obesidade nesta fase está associado a inúmeros riscos maternos e fetais. As medidas antropométricas são recomendadas e empregadas para o acompanhamento nutricional de gestantes devido à sua importância reconhecida na prevenção da morbimortalidade perinatal, prognóstico do desenvolvimento fetal e na promoção de saúde da mulher. Características como fácil aplicabilidade, baixo custo e caráterpouco invasivo reforçam a importância da antropometria na avaliação do estado nutricional de gestantes. Numa gestação normal o ganho de peso ocorre devido a aumento de tecidos maternos e dos produtos da concepção, o ganho de peso ideal na gestação é baseado nas recomendações do Institute of Medicine (IOM-2009) e leva em consideração o IMC pré-gestacional da paciente. A obesidade gestacional resulta dainteração de fatores genéticos e ambientais. O risco da prevalência da obesidade é de 2 a 8 vezes maior em famílias que apresentam indivíduos obesos. A influência genética tem um papel fundamental no desenvolvimento da obesidade, essa influência é modificada por fatores ambientais que aumentam ou limitam o ganho de peso em indivíduos suscetíveis. Muitos estudos demonstram o efeito adverso daobesidade pré-gestacional nos resultados obstétricos e perinatais, considerando o sobrepeso como uma das causas mais comuns de aumento de risco na gravidez. Mulheres com peso excessivo não têm, necessariamente, depósitos adequados de nutrientes, visto que a qualidade da alimentação pode não ter sido adequada. A intervenção nessa situação requer uma avaliação dietética detalhada, associando o uso deinquérito alimentar quantitativo (recordatório alimentar de 24 horas) e inquérito de frequência alimentar. A gestante obesa deve ter uma alimentação adequada na gravidez, que não seja hipercalórica, para que não se agrave a condição de obesidade, nem hipocalórica a ponto de desencadear o jejum celular. 
 
Gestação e obesidade: complicações
 
            A gestante obesa possuimaior chance de ter complicações clínicas. Isso é válido tanto para aquela cuja obesidade era pré-existente como para aquela decorrente da gestação. A obesidade durante a gravidez está associada a um maior risco de infecções do trato urinário, de desordens tromboembólicas, da função cardiorespiratoria e do sistema esquelético-muscular, de doença hipertensiva específica da gravidez, diabetesmellitus gestacional, efeitos adversos no sistema circulatório, e maior números de partos do tipo cesáreo. A incidência de Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) em gestantes obesas é três vezes maior que na população geral. No período gestacional as mulheres, mesmo com peso adequado, apresentam fisiologicamente aumento da resistência à insulina. Nas grávidas obesas essa característica fisiológica...
tracking img