OADJAIOSDJHNASKLDBHASKGJB

1047 palavras 5 páginas
ELETROSTÁTICA

Introdução

A eletrostática é o ramo da ciência que estuda o comportamento das cargas elétricas (falta ou excesso de elétrons em um átomo) quando estão em repouso, e que também estuda os fenômenos de equilíbrio naqueles que de alguma forma se tornam carregados. Várias experiências podem ser realizadas para comprovar as teorias da eletrostática, com os matérias certos, em um laboratório podemos observar o comportamento das cargas ao se tornarem carregadas ou ao perderem a sua carga devido a alguma influência externa. Um corpo pode tornar-se carregado por três meios, são estes:

- Atrito: Dois corpos de natureza diferente, inicialmente neutros, são atritados, durante o atrito ocorre a passagem de elétrons de um corpo ao outro, depois de separados, os corpos ficam eletrizados com cargas de mesmo módulo e sinais opostos.

-Contato: Dois corpos com cargas diferentes são postos em contato, as cargas movimentam-se para atingir o equilíbrio eletrostático, no final do processo os corpos tem cargas iguais e as cargas em excesso se acumulam nas suas superfícies externas.

-Indução: Um corpo metálico ligado à Terra na presença de um corpo indutor, sofrerá eletrização por indução e ficará com carga de sinal contrário à do indutor.

Corpos carregados estão sujeitos a interações com outros corpos sendo que as forças que atuam entre duas cargas elétricas formam um par ação e reação, corpos que possuem cargas de sinal igual de repelem, enquanto corpos com cargas de sinal oposto são atraídas uma a outra.
A região do espaço que envolve uma carga elétrica é chamado de campo elétrico, dentro as cargas estão sujeitas a uma força de origem elétrica chamada de vetor campo elétrico.
Os efeitos da eletrização dependem também da natureza de um corpo ser condutora ou isolante, sendo que um corpo isolante ou blindado, impede que a eletrização ocorra, enquanto o corpo condutor permite que

Relacionados