Não nacsemos Prontos

1278 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEDIS
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
À DISTÂNCIA – POLO DE NOVA CRUZ – 8º PERÍODO
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO AMBENTAL

CLÉCIA DA SILVA PEREIRA - 2010011341

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

NOVA CRUZ/RN
Novembro – 2013

1. Defina, cite os objetivos e comente sobre a importância do PNEA ?
Política Nacional de Educação Ambiental. Tem como objetivo a compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, a garantia de democratização das informações ambientais e o incentivo ao exercício da cidadania, por meio da participação individual e coletiva, permanente e responsável. É importante para garantir uma educação ambiental de qualidade com enfoque na cidadania e na sustentabilidade.

2. Na esfera de ação da PNEA, como é definida a Educação Formal e Educação informal? A educação formal é aquela em que se dar dentro de uma instituição de ensino seja presencial ou a distancia e que se constitui basicamente de um professor ou orientador e o aluno. Já a educação informal, trata-se de uma aprendizagem espontânea onde o aprendiz constrói o conhecimento a partir do convívio e contado com as outras pessoas e o ambiente.

3. Quais as orientações legais para aplicação da educação Formal e Educação informal? O artigo 9º mostra que, a educação ambiental formal deve estar presente obrigatoriamente em todos os níveis e modalidades de ensino, ou seja, da educação básica a educação superior, assim como a educação de jovens e adultos, educação á distância, educação especial e educação escolar indígena e/ou quilombola. De acordo com o artigo 13, a educação ambiental não-formal trata de ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e a sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.

4. Existe uma grande dificuldade de incorporar a prática de

Relacionados