NÃO APRFENDIZAGEM

2661 palavras 11 páginas
Dimensões da Não-Aprendizagem - Provas N1
Prova 1
1. De acordo com a literatura estudada quais os entraves que as instituições educacionais podem causar à aprendizagem dos alunos? (P.7)
Como entraves podemos citar a rigidez e o despreparo de algumas escolas para lidar com a diversidade cultural de seus alunos, evidenciada por atitudes pessimistas ou negativas de educadores , por problemas de organização curriculares etc. (Nil)

2. A aprendizagem pode ser abordada de diferentes pontos de vista. Descreva quais são eles. (P.7)
Do ponto de vista biológico, psicológico, cognitivo e sociocultural. (Nil)

3. Quais os comentários mais comuns que costuma-se ouvir referente às dificuldades de aprendizagem das crianças? (P.16)
É esforçado mas não consegue aprender; é muito distraído, perde objetos com frequência e parece desorientado; não consegue expressar com clareza; é atrapalhado, tropeça e cai com frequência; realiza e compreende bem as tarefas, mas não consegue aprendê-las. (Nil)

4. As relações familiares e as condições socioculturais contribuem para a estruturação da personalidade do individuo. Descreva as características da personalidade do individuo que foi influenciado negativamente por esse meio. (P.9)
Esses indivíduos apresentam características de fragilidade, agressividade, é altruísta, inseguro e proativo, dependendo de suas relações com os pais e a sociedade. (Nil)

Prova 2
Quais aspectos a serem considerados pelo professor para identificar se uma criança apresenta um distúrbio de comportamento ou se, simplesmente, requer uma atenção especial em seu desenvolvimento? P.78
- É necessário conhecer o desenvolvimento normal da criança, suas características peculiares e cada etapa do seu desenvolvimento, alem da inter-relação de fatores como idade, sexo, fatores genéticos, familiares, sociais e condições educacionais.
- É necessário reconhecer que alguns problemas de comportamento não caracterizam uma patologia da personalidade, mas pode ser de

Relacionados