nx55

1034 palavras 5 páginas
Programação para
Internet II
Aula 6 – MVC em PHP
Prof. Teresinha Letícia da Silva

MVC - Model-view-controller


MVC é um padrão de arquitetura de software que visa a separar a lógica de negócio da lógica de apresentação, permitindo o desenvolvimento, teste e manutenção isolado de ambos.



Com o aumento da complexidade das aplicações desenvolvidas, torna-se relevante a separação entre os dados e a apresentação das aplicações. Desta forma, alterações feitas no layout não afetam a manipulação de dados, e estes poderão ser reorganizados sem alterar o layout.



Esse padrão resolve este problema através da separação das tarefas de acesso aos dados e lógica de negócio, lógica de apresentação e de interação com o utilizador, introduzindo um componente entre os dois, o controlador.

MVC - Model-view-controller


O modelo é responsável pelos dados do aplicativo.



Ele é capaz de retirar as informações de um ambiente externo, para que sejam manipuladas.



Podemos considerar que um banco de dados pertence a camada de modelo, por fornecer e gravar dados do projeto.



Também são pertencentes a esta camada os Web Services ou arquivos de upload.



Juntamente com estes requisitos, a camada de modelo é responsável por armazenar as regras de negócio. Para isto, criamos classes que representam os elementos que vamos trabalhar, encapsulando as informações necessárias.

MVC - Model-view-controller


Respeitando a arquitetura MVC, o modelo busca informações, enviando os dados para a camada de visualização ou controladora.



Exemplificando, no modelo somente vamos buscar as informações no banco de dados e retorná-las para o solicitante, ou encapsular as regras de negócio em classes especiais.



Neste local é que encontramos SQL para banco de dados. Por isso, caso algum erro de banco seja encontrado, vamos diretamente na camada de modelo resolver o problema.

MVC - Model-view-controller

Relacionados

  • 10 Materiais Para Ferramentas De Corte
    6054 palavras | 25 páginas
  • diversidade
    32970 palavras | 132 páginas