Nuvem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O processo do planejamento estratégico é uma maneira de a empresa se conhecer melhor, levando em consideração acontecimentos passados e do presente como uma forma de “prever” o futuro dos ambientes interno e externo da empresa. Este planejamento serve como base para definir ações que devem ser realizadas no presente para que se atinjam os objetivos futuros da organização.
As pequenas empresas noBrasil, devido ao clima de incerteza em que vivem, têm uma grande dificuldade em realizar um planejamento estratégico. Além disso, normalmente faltam nestas empresas pessoas com capacitação para fazer tal planejamento.
Para que uma empresa consiga crescer de maneira sustentada, é preciso ser superior aos concorrentes em algum sentido.. O processo de planejamento estratégico é ferramenta queauxilia a empresa a se conhecer – aspirações, recursos e limitações – e a conhecer o mercado onde está inserida – clientes, concorrentes, etc. Este conhecimento vai permitir que a empresa defina objetivos e trace estratégias – caminhos – para atingí-los.

Equipe:

Atualmente a TI na ……. está subordinada à Diretoria de Administração. É composta por uma Coordenação Geral de Tecnologia da Informação(CGETI), com quatro funcionários subordinados a ela:
1.6. Cronograma
A tabela abaixo apresenta o cronograma executado durante o trabalho de elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação.
(Fazer tabela)

Cinco forças competitivas.

a ameaça de novos concorrentes e de produtos/serviços substitutos limitam os preços. O poder de negociação dos fornecedores influencia os custos. Opoder de negociação dos compradores influencia os preços, mas pode também afetar os custos, já que compradores poderosos podem exigir um determinado nível de qualidade. Por último, a rivalidade entre os concorrentes existentes limita os preços e exige um controle maior sobre os custos.

2.3 Planejamento
O planejamento é um processo onde se pensa sobre o futuro e suas alternativas. Que ações podemlevar a que estado futuro, que reações são esperadas para cada ação. É a definição de um futuro desejado – e viável – e a busca por uma maneira de atingí-lo.
Planejamento Estratégico
O processo planejamento estratégico é uma maneira de formalizar a definição das estratégias, envolvendo toda a empresa no processo. O processo é uma oportunidade da empresa de fazer uma análise detalhada da empresa edo mercado, incluindo seus concorrentes.
18
Através desta análise, a empresa terá possibilidade de conhecer seus pontos fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo. Com esses dados, a empresa pode não só redefinir seu negócio, mas levantar suas aspirações, e definir ou ajustar seus objetivos e estratégias para que consiga realizá-las.
As grandes empresaspodem ser divididas em três níveis hierárquicos
* Nível estratégico: formado pela alta administração nas empresas, trata da empresa como um todo.
* Nível tático: administração de nível médio – trata de áreas funcionais da empresa (marketing, tecnologia, recursos humanos, etc).
* Nível operacional: nível mais baixo da administração – trata de departamentos ou indivíduos.
*Analogamente, podem existem três tipos de planejamento (Terence, 2002):
0 Planejamento Estratégico 
o Longo prazo
o Determina o rumo da empresa como um todo o De responsabilidade da alta administração
1 Planejamento Tático o Médio prazo 
o Aplica-se a determinada área funcional da empresa 
o De responsabilidade da média administração
2 Planejamento Operacional 
o Curtoprazo
19
o Aplica-se a atividades específicas
O planejamento operacional tem um prazo mais curto que o tático, que por sua vez tem
um prazo mais curto que o estratégico.

Figura 2 - Níveis de tomada de decisão e planejamento.
Adaptado de Oliveira (2001)
É essencial que o processo de planejamento estratégico envolva os outros níveis da empresa além do estratégico, pois desta forma tem-se...
tracking img