Nuvem de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 71 (17586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo

4
Gerenciamento de Dados em Nuvem: Conceitos, Sistemas e Desafios 1 2
Flávio R. C. Sousa, Leonardo O. Moreira, José Antônio F. de Macêdo e Javam C. Machado Universidade Federal do Ceará (UFC)

Abstract Infrastructures, platforms and software are being offered as services, in cloud computing environments, with companies and users being able to rent computing power and storage in atransparent way and on-demand. These companies and users are moving their data and applications to the cloud so that they can access them anytime and anywhere. However, this new computing model requires significant changes in data management systems, since these systems demand scalability, availability, performance and cost. This minicourse will introduce the main concepts and technologies in cloudcomputing, focusing on data management and systems, and point research challenges and opportunities in this context. Resumo Infraestruturas, plataformas e software estão sendo disponibilizados como serviços, sendo estes fornecidos por ambientes de Computação em Nuvem, onde empresas e usuários podem alugar capacidade de computação e armazenamento de forma transparente e sob demanda. Estas empresase usuários estão movendo seus dados e aplicações para a nuvem de forma a acessá-los a qualquer momento e independente de localização. Entretanto, este novo modelo de computação requer grandes mudanças nos sistemas de gerenciamento de dados, pois estes sistemas necessitam de escalabilidade, disponibilidade, desempenho e custo. Este minicurso tem como objetivo apresentar os principais conceitos etecnologias de computação em nuvem, destacando o gerenciamento de dados e sistemas, além de desafios e oportunidades de pesquisa neste contexto.
1 Publicado 2 Versão

no SWIB 2010. Todos os direitos reservados a Sociedade Brasileira de Computação. revisada e ampliada em Junho de 2011.

4.1. Introdução
Com o avanço da sociedade humana moderna, serviços básicos e essenciais são quase todosentregues de uma forma completamente transparente. Serviços de utilidade pública como água, eletricidade, telefone e gás tornaram-se fundamentais para nossa vida diária e são explorados por meio do modelo de pagamento baseado no uso [Vecchiola et al. 2009]. As infraestruturas existentes permitem entregar tais serviços em qualquer lugar e a qualquer hora, de forma que possamos simplesmente acender aluz, abrir a torneira ou usar o fogão. O uso desses serviços é, então, cobrado de acordo com as diferentes políticas de tarifação para o usuário final. Recentemente, a mesma ideia de utilidade tem sido aplicada no contexto da informática e uma mudança consistente neste sentido tem sido feita com a disseminação de Cloud Computing ou Computação em Nuvem. Computação em nuvem é uma tendência recente detecnologia cujo objetivo é proporcionar serviços de Tecnologia da Informação (TI) sob demanda com pagamento baseado no uso. Tendências anteriores à computação em nuvem foram limitadas a uma determinada classe de usuários ou focadas em tornar disponível uma demanda específica de recursos de TI, principalmente de informática [Buyya et al. 2009]. Computação em nuvem pretende ser global e prover serviçospara as massas que vão desde o usuário final que hospeda seus documentos pessoais na Internet até empresas que terceirizam toda infraestrutura de TI para outras empresas. Nunca uma abordagem para a utilização real foi tão global e completa: não apenas recursos de computação e armazenamento são entregues sob demanda, mas toda a pilha de computação pode ser aproveitada na nuvem. A computação emnuvem surge da necessidade de construir infraestruturas de TI complexas, onde os usuários têm que realizar instalação, configuração e atualização de sistemas de software. Em geral, os recursos de computação e hardware são propensos a ficarem obsoletos rapidamente e a utilização de plataformas computacionais de terceiros é uma solução inteligente para os usuários lidarem com a infraestrutura de TI. Na...
tracking img