Nuvem computacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NUVEM COMPUTACIONAL

1. INTRODUÇÃO

A internet proporciona uma constante mudança para a humanidade trazendo sempre possibilidades de interação através da comunicação sem fronteiras, fácil acesso a informação de qualquer segmento, serviços de baixo custo com disponibilidade e escalabilidade. Essas informações e serviços estão disponíveis através da internet e a cada dia surgem novas noticias edescobertas que estão ao nosso alcance com um clique. Sendo assim temos uma enorme fonte de dados em constante crescimento e que não precisamos de volumes físicos como livros, revistas ou jornais para ter acesso. Os dados estão em servidores que disponibilizam todo conteúdo. Seria um grande deposito virtual. Não só podemos coletar, mas também guardar informações nesses servidores usando e-mails,sites como google e youtube onde postamos imagens e compartilhamos com a grande rede mundial. Temos então um conceito chamado de nuvem computacional que seria onde essas informações estão armazenadas e disponibilizadas através da internet. A nuvem computacional é um termo que surgiu já nesse século, mas o conceito existe desde meados dos anos setenta quando um grupo de estudiosos percebeu que ainternet e sua disponibilidade de informações para mundo seria um espaço virtual livre. A nuvem computacional ou Cloud Computing seria compartilhar através de interligações dos sistemas algumas ferramentas computacionais, ou seja, é possível acessar ferramentas que não necessariamente estão em seus servidores interno da mesma forma que se estivessem. Mas não só recursos simples de computação eestoque de informações podemos usar, mas softwares e sistemas operacionais também fazem parte desse serviço. Vejamos no quadro abaixo onde se situa uma nuvem: FIGURA 1 -

NUVEM COMPUTACIONAL
2 – DEFINIÇÃO

A computação em nuvem ou a Cloud Computing é a capacidade de utilizarmos os diversos tipos de aplicações e armazenamento através da internet que possibilita acesso em qualquer lugarindependentemente da plataforma e como se estivéssemos usando nossos próprios recursos físicos ou computadores. Os pré-requisitos para navegar nessa tecnologia é ter em mãos um computador com periféricos conectado à internet.

2.1 – SURGIMENTO

Apesar de o conceito existir desde os anos setenta, o termo nuvem computacional é recente e começou a ser usado no começo desse século. Em 2002 a empresa Katridesenvolveu no Brasil com o nome de IUGU um site de busca de pessoas físicas e jurídicas. Em 2006 Eric Schmidt cita em uma palestra o termo Cloud Computig que passa a ser mais usado. Em 2008 os serviços na Cloud começaram a ser comercializado e existem empresas como a Alog Data Centers do Brasil, que investiu milhões em servidores e comercializa além de armazenamento, um ambiente combinado comrecursos em servidores físicos e na nuvem e o cliente paga de acordo com o uso e de acordo com sua necessidade de espaço.

3 - MODELOS DE SERVIÇO

Vejamos agora os serviços através de três modelos existentes que a nuvem oferece. Para ilustrar veja imagem abaixo:

FIGURA 2

NUVEM COMPUTACIONAL
3.1 – SOFTWARE COMO SERVIÇO (SaaS)

Possibilita usar aplicações do fornecedor em uma nuvem. Oconsumidor usa um software mas não controla a infraestrutura básica – rede , servidores, sistema operacional e funcionalidade de aplicações. Essas aplicações são usadas na nuvem através de um thin cliente que seria um navegador web. Exemplo de SaaS é um sistemas de bancos de dados.

3.2

– PLATAFORMA COMO SERVIÇO ( PaaS)

Possibilita ao consumidor implantar na infraestrutura da nuvem suasaplicações desde que o provedor aquente essas ferramentas e linguagem de programação. O consumidor não controla a infraestrutura básica mas pode controlar os aplicativos usados e de maneira eventual hospedar o aplicativo configurando o ambiente.

3.3

– INFRAESTRUTURA COMO SERVIÇO ( IaaS)

Oferece recursos computacionais tais como processamento, armazenamento, rede, dentre outros. Proporcionando...
tracking img