nutrçao e dietetica

3395 palavras 14 páginas
Nutrição e Dietética.
Nutrição é a ciência que estuda as necessidades nutricionais de diferentes tipos de organismos, as transformações impostas aos alimentos pelo organismo com a finalidade de utilizar os nutrientes neles contidos como fonte de energia e substrato para a formação de tecido.
Alimentos é toda substância que introduzida no organismo, transformada e aproveitada, fornece material para o crescimento e a reparação dos tecidos, calor e energia para o trabalho.
Nutrientes são compostos específicos encontrados nos alimentos, no solo e nos fertilizantes, e são importantes para o crescimento e sobrevivência dos seres vivos. Os nutrientes, de acordo com a natureza das funções que desempenham no organismo, são classificados em:
Construtores: ricos em proteínas. Ex: carnes, ovos, leite e derivados, leguminosas (feijão, soja);
Energéticos: ricos em carboidratos e lipídios. Ex: pão, macarrão, arroz, batata, mandioca, açúcar, óleo, margarina, azeite;
Reguladores: ricos em vitaminas e minerais. Ex: frutas e hortaliças (legumes e verduras).
É variável a quantidade destas substâncias nos diversos alimentos. Assim temos alimentos mais ricos que outros em proteínas, glicídios, lipídios, vitaminas, sais minerais e água. A riqueza de um alimento em um destes fatores faz com que o mesmo seja fonte principal desse alimento.
Proteínas são substâncias nitrogenadas e complexas, compostas por carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, constituídas de aminoácidos. Sua principal função é atuar na formação de tecidos orgânicos, no processo de renovação dos mesmos, e, principalmente no crescimento. Por isso são chamados de alimentos de construção. São principais fontes de proteínas: Alimentos de origem animal: Carnes em geral, peixe, leite e seus derivados, ovos. Alimentos de origem vegetal: os melhores são as leguminosas como soja, lentilha, feijão, ervilha, amendoim, grão de bico.
A dieta pobre em proteínas é incapaz de promover o crescimento e manter

Relacionados

  • Sesmt
    35582 palavras | 143 páginas