NutriçãoFJN

1416 palavras 6 páginas
CURSO DE NUTRIÇÃO
NUTRIÇÃO HUMANA II
HALSEA STEFANY

CICERA WIVIANE, DANIELE GONÇALVES, JOSUÉH DO NASCIMENTO,
LUIZA LAERT LAGO, THIAGO MELO ALVES
PAULA JOSEANY, VALDENEIDE

AVALIAÇÃO DE ROTULAGEM DE ALIMENTOS CONGELADOS SEMI-PRONTOS PARA O CONSUMO

JUAZEIRO DO NORTE
2013

1. INTRODUÇÃO

O padrão do consumo alimentar da população brasileira vem sofrendo modificações ao longo dos últimos anos. Com a mudança dos hábitos alimentares, houve um aumento no consumo de alimentos industrializados, entre eles estão os alimentos congelados. Estes alimentos estão cada vez mais ganhando espaço no mercado alimentício, pois o congelamento se caracteriza por ser uma técnica de conservação altamente confiável, onde há pouca perda nas características organolépticas (BROGNOLI, 2010).
Segundo Hall (2006), a venda de alimentos congelados cresceu 126% no período de 1990 a 1996.
Atualmente, o congelamento é, com certeza, um dos melhores métodos disponíveis para a conservação dos alimentos a longo prazo. Quando os alimentos congelados são processados, armazenados e manipulados de forma adequada, apresentam características organolépticas e nutritivas muito semelhantes às que possuíam antes de seu congelamento (ORDÓÑEZ PEREDA, 2005).
As indústrias alimentícias estão sempre incorporando novidades de produtos congelados no mercado. Dentre os produtos oferecidos estão os pratos prontos congelados, alimentos indicados para o consumo diário, entretanto, a vasta gama de produtos congelados no mercado, oferta também produtos como lasanhas, produtos cárneos, lanches prontos e pizzas congeladas, que por sua vez apresentam taxas elevadas de sódio, gordura saturada e açúcares em sua composição, ( BROGNOLI, 2010).
Os Alimentos congelados são praticamente a materialização da praticidade, porém tanta facilidade pode custar caro demais, e não estamos falando de dinheiro. Comida industrializada resfriada contém

Relacionados