Nutrição - Apostila de Monogátricos

15932 palavras 64 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

APOSTILA DIDÁTIACA DA DISCIPLINA NUTRIÇÃO DE MONOGÁSTRICOS

AUTOR: PROF. Dr. AGUSTINHO VALENTE DE FIGUEIRÊDO

Teresina - abril / 2007
I) EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA DA NUTRIÇÃO

A ciência da nutrição integra conhecimentos bioquímicos e fisiológicos relacionando o organismo animal com o suprimento alimentar de suas células. O desenvolvimento da Nutrição teve a contribuição de outras ciências básicas, além da fisiologia e bioquímica, vêm contribuindo a física, a química orgânica, a genética e a microbiologia.

Nutrição - Estudo dos processos que envolvem a ingestão, digestão e absorção dos nutrientes dos alimentos pelos animais para sua manutenção, crescimento, reparo do organismo, produção e reprodução.

1760, Antoine Laurent Lavoisier - considerado o pai da Nutrição, introduziu o termômetro e a balança nos estudos de nutrição e através dos seus experimentos utilizando a calorimetria, verificou que parte do calor animal era originário da combustão de substâncias no organismo, concluindo em suas experiências que a respiração e a combustão eram processos semelhantes.

René Reamur, naturalista Francês, fez uma das primeiras observações referentes à digestão, fornecendo alimentos para aves e retirando-os do intestino após curto períodos de tempo, verificando assim, as mudanças na composição do alimento durante a digestão.

1833 William . Beaumont: descreveu o suco gástrico e identificou o HCl, notou movimentos do estômago e verificou o efeito da emoção do homem sobre a secreção e motilidade gástrica. Estes trabalhos sugeriram o uso de fístulas em animais para os estudos de digestão realizados posteriormente;

- Ainda no século XVII já se concluía que o organismo animal necessitava de vários nutrientes e que o valor dos alimentos não estavam num único componente químico e sim em três compostos, as

Relacionados