Nutrião de tambaqui

1468 palavras 6 páginas
UNIARA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAQUARA

Manejo de Bacias Hidrográficas

Professor: Emerson Fachini
Acadêmicos: Cristhian Abud Camargo
Igor Luchon
Jéssica Gonçalves
Laíse Malaspina Rossi
Larissa Bernarde
Richer Theodoro de Aguiar
Vanessa Picolo

Araraquara
2014
Introdução
A bacia hidrográfica é um conjunto de terras separadas topograficamente entre si por divisores de águas, onde um rio principal e seus afluentes recebem as águas das chuvas. A bacia hidrográfica é também denominada de bacia de captação quando atua como coletora das águas pluviais, ou bacia de drenagem quando atua como uma área que está sendo drenada pelos cursos d’água.

Objetivo
Avaliar a morfometria da microbacia do córrego do Monjolo do município de Tabatinga – SP através da ordem do curso de água, densidade de drenagem, divisores de água, fator de forma, índice de compacidade, índice de conformação, sinuosidade do canal e declividade do rio.
Identificar qual a ordem do curso do rio e o uso e ocupação do solo no entorno da microbacia.

Materiais e Métodos
Área de Estudo
A microbacia do Córrego do Monjolo está inserida no município de Tabatinga, SP. É constituída de uma vegetação de fragmentos de mata atlântica por todo o seu percurso, sua nascente está localizada em uma propriedade rural à 4,0 km da cidade, onde desemboca no córrego do cavalo que percorre toda a cidade.
O córrego desta microbacia é bem preservado pela vegetação nativa, com árvores de grande e médio porte.
Há 20 anos atrás, a cultura produzida nessa região era basicamente café, que com o passar do tempo foi substituída pela citricultura. Atualmente a cultura predominante é a cana-de-açúcar, seguida de citros e pastagem para criação de pecuária leiteira.
O solo da região é caracterizado como Argissolo, com suscetibilidade a erosão e em alguns trechos da microbacia nota-se a presença de solos hidromórficos.

Análise Ambiental
A análise ambiental da microbacia do

Relacionados