Nutrilção

1907 palavras 8 páginas
ALTERAÇÕES PANCREÁTICAS: PANCREATITE

PANCRÊAS

PANCREATITE : Funções
Digestão de nutrientes (secreção exócrina de enzimas). Sistema imunológico. As secreções endócrinas e exócrinas regulam:

metabolismo dos carboidratos (CHO), a homeostase, a absorção de cálcio e a modulação do crescimento intestinal; A função pancreática é estimulada por fatores

humorais, neurais e pelos sais biliares.

PANCREATITE : Comprometimento
Pode levar à desnutrição: energético-protéica; Pode ocorrer ingestão insuficiente de alimentos: dor abdominal, náuseas, anorexia; Perda de peso, diminuição das reservas de gordura e perda de massa muscular. Deficiência de vitaminas lipossolúveis e minerais.

PANCREATITE : Definição
Processo inflamatório do pâncreas, de inúmeras etiologias, que se manifesta por dor abdominal e elevação de enzimas plasmáticas e urinárias.

PANCREATITE : Causas
Cálculos biliares (MAIS COMUM); Álcool; Medicamentos; Infecções; Traumatismos abdominais; Hipertrigliceridemia; etc.

PANCREATITE : Tipos
AGUDA: Mais comum, 80 a 90% das pancreatites. Geralmente autolimitada, restrita ao pâncreas, com obstrução do ducto pancreático.

CRÔNICA: 10 a 20% das pancreatites. Acompanhada de necrose pancreática e/ou falência de órgãos com reduzida ação enzimática. Pode resultar em diabetes mellitus.

PANCREATITE : Diagnóstico
Anamnese;

Exames laboratoriais;

Exames de imagem.

PANCREATITE : Avaliação Nutricional
Avaliação dietética retrospectiva. Avaliação antropométrica (IMC, pregas cutâneas, % de gordura). Parâmetros bioquímicos: albumina, creatinina, uréia, transferrina sérica).

PANCREATITE : Terapia Nutricional
Avaliação do estado nutricional.

Critérios clássicos: massa magra e grau de desnutrição.

PANCREATITE : Terapia Nutricional

O cuidado nutricional ainda é um desafio: hipercatabolismo, disfunções endócrinas e exócrinas (esteatorréia, disfunções na absorção de nutrientes, diabetes mellitus) e subnutrição.

PANCREATITE

Relacionados