Nutrientes ecologicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE ECOLOGIA



TEMA: RESERVATÓRIOS E FLUXOS DE NUTRIENTES

[pic]





Elaborado por:

-ERIK SEQUEIRA Nº 19858

-SAMUEL LEAL Nº 19209

-JOSÉ SERÔDIO Nº6191

-NUNO LEMOS Nº 20356



Docente:



TURMA 2





Índice







O nosso trabalho está estruturado da seguinte forma:

- Introdução

- Objectivo

- Desenvolvimento

- Conclusão

-Referências bibliográficas

































Introdução

Os nutrientes desempenham um papel primordial nos ecossistemas, daí a necessidade de existir reservatórios onde nomeadamente as planta possa ir buscar os nutrientes para poderem crescer e reproduzir. As plantas vão buscar os nutrientes no solo e acumula nos seus órgãos (nas folhas, no tronco,casca, etc.). O homem remove grande desses nutrientes quer no ecossistema agrícola quer no ecossistema florestal, como em alguns casos no solo que constituem a reserva dos nutrientes para as plantas não tem nutrientes em quantidade suficiente relativamente às quantidades que as plantas precisam extrair do solo o Homem tem de adicionar nutrientes ao solo para que a produtividade não seja limitadopela deficiência de este ou aquele nutriente.

Neste trabalho vamos debruçar sobre o grande tema “reservatório e fluxo de nutrientes” para o que é de extrema importância falar sobre as plantações florestais, onde vamos dar ênfase à plantação do eucalipto, tanto o eucalipto e as outras plantações florestais mundialmente têm vindo ser objecto de estudo.

A floresta é extremamente importante paraa humanidade quer a nível social quer a nível económico mesmo para aqueles que vivem em grandes cidades, fornecendo bens e serviços como madeira, ar, água limpa, vida selvagem e habitat.

A falta de um uso racional dos bens e serviços fornecidos pelas florestas levou a uma escassez de madeira e outros recursos, a degradação do solo, o que levou a um declino de muitas civilizações nomeadamenteMesopotâmia, Grécia, Chipe e Venice (Perlin, 1989).

Objectivo

Ao longo deste trabalho vamos falar sobre os seguintes tópicos:

- A relação floresta – solo;

-Balanço dos nutrientes nos ecossistemas florestais e agrícolas;

-A sustentabilidade de floresta;

-AS plantações do eucalipto;

-Nutrientes na biomassa;











Desenvolvimento

A relação existente entrefloresta e solo

Como já é do conhecimento o solo é um meio de recuperação de funções biológicas, considera-se que as longas revelações das florestas têm um papel decisivo para formação de camadas orgânicas e para acumulação de carbono orgânico no solo.

A floresta é um meio de entrada saída de nutrientes, as entradas dão a partir de atmosfera através de decomposições húmidas e secas que variam comas regiões geográficos e com intensidade de poluição (Krug & Frink, 1983; Attiwill & Leeper, 1987; Fisher & Binkley, 2000) para alem de entradas através de alterações minerais primários do solo e do material originário (Attiwill & Leeper, 1987; Pritchett & Fisher, 1987; Fisher & Binkley, 2000) no caso do azoto ainda considera-se a entradas atmosférico através de bactérias fixadoras e fertilização.Relativamente às saídas, temos perdas por lixiviação pela água das chuvas que infiltra no solo, perdas de minerais por escoamento superficial das águas da chuva em solução ou absorvido pelas partículas transportadas e m suspensão, ainda para o caso do azoto é de realçar a perda por desnitrificação segundo esse autores citando (Pritchett & Fisher, 1987).

Balanço dos nutrientes nosecossistemas florestais e agrícolas

Balanço no ecossistema florestal

A biomassa dos ecossistemas florestas não são removidos na totalidade há entrada e saída de nutrientes que leva a acumulação de nutrientes no solo esse balanço geralmente tende a ser positivo, esse balanço depende de intensidade de lixiviação e do teor reserva de nutrientes no solo que depende do pH do solo. Geralmente considera...
tracking img