nutricao enteral parenteal

1346 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO

O cuidado nutricional de pacientes hospitalizados é bem mais complexo do que o mero fornecimento de refeições.
Práticas hospitalares simples podem ser aplicadas com vistas à melhoria do estado nutricional dos mesmos.
Delas estão diretamente ligadas às atribuições e responsabilidades do profissional de enfermagem em suas diversas áreas de atuação.
A nutrição tem importância relevante em paciente hospitalizado devido a sua reconhecida influencia sobre a evolução clinica, agravamento dos quadros patológicos e a recuperação dos pacientes.
Esse trabalho tem como objetivo, descrever os principais objetivos em terapia nutricional da equipe de enfermagem e explicar os princípios da terapia nutricional e apresentar a assistência de enfermagem ao paciente sob terapia nutricional enteral e parenteral.

NUTRIÇÃO ENTERAL A nutrição enteral e um conjunto de procedimentos terapêuticos empregados para a manutenção ou recuperação do estado nutricional. Esta se faz por meio de sondas introduzidas diretamente no estômago ou no intestino do paciente. Os pacientes que recebem dieta por sonda ficam temporária ou permanentemente impedidos de receber alimentação por via oral, mas seu trato gastrointestinal deve estar em condições de realizar o mecanismo de digestão.
Após a via de administração oral, a nutrição enteral e a mais fisiológica, de menor custo e riscos de complicações menos graves quando comparada a parenteral, considerando sua adequada indicação.
INDICAÇÃO
Na presença de desnutrição em pacientes com trato gastrintestinal íntegro, lesões do sistema nervosa central (SNC), estado de coma, debilidade, traumatismos faciais, obstruções no tubo digestivo, fístulas, síndromes disabsortivas, septicemia, anorexia, depressão profunda, desnutrição severa, queimaduras extensas, pós-operatórios, estados de insuficiência respiratória, renal, cardíaca ou hepática e outros.
CONTRA-

Relacionados

  • descartes
    7497 palavras | 30 páginas
  • Resenha de Melquisedeque
    10577 palavras | 43 páginas