NUTRI O ESPORTIVA

812 palavras 4 páginas
NUTRIÇÃO ESPORTIVA
Introdução (CARLA)
O conjunto de informações do estado nutricional das pessoas que se dedicam ao esporte é importantíssimo para compreender a associação entre nutrição, saúde e desempenho esportivo.
A avaliação nutricional é um fator importante para a elaboração e adesão à dieta. A anamnese alimentar criteriosa que é uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente tem como objetivo obter dados pertinentes ao estado de saúde dos atletas e assim adequar as intervenções nutricionais para a promoção a saúde.

Atletas possuem necessidades nutricionais especiais baseadas em suas idades, estilo de vida, estado de saúde, nível de atividade física, condicionamento físico, e modalidade esportiva praticada, devem ser educados sobre a importância da educação dietética para a promoção da saúde e da performance.
Logo a investigação nutricional completa deve abranger:
Avaliação dietética.
Analise bioquímico e hematológica do sangue e urina.
Avaliação antropométrica para estimar a composição corporal.
Antes de estabelecer estratégias os nutricionistas devem avaliar as mudanças metabólicas que ocorrem durante o exercício e como isso influencia no estado nutricional.

Avaliação Dietética (THAIS)
O recente interesse em qualificar e quantificar a dieta de atletas pode ser atribuído principalmente pela evidencia da relação entre uma nutrição ótima para melhorar a performace e recuperação pós-exercício, e também por já ser bem documentado os efeitos a curto e longo prazo para a saúde.
Na tabela mostrada estão resumidas as atividades que devem ser realizadas pelos nutricionistas durante a avaliação para analisar o padrão alimentar e estilo de vida dos atletas. (Mostrar a tabela do slide e lê as atividades)

O método de pesquisa alimentar escolhido para monitorar a ingestão de atleta ou grupo de atletas depende do tipo de informação desejada e dos recursos disponíveis. Ao avaliar a ingestão de um atleta, muitos nutricionistas da área esportiva

Relacionados