Nutriçao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aspartame sem Preocupações

Não há razão para recomendar a mudança da IDA (Ingestão Diária Aceitável) do aspartame. Esta é a conclusão do relatório da AFC, equipe da European Food SafetyAuthority (EFSA). Esta equipe é responsável por assuntos como aditivos químicos, condimentos e cuidados de processamentos e de materiais em contato com alimentos.
A posição oficialda EFSA vem de estudo recente, do Instituto Ramazzini, concluindo que o uso de aspartame poderia provocar riscos de leucemia e linfoma. Segundo o Dr. Herman Loeter, diretor executivo da EFSA, ainstituição considera que “os resultados deste novo estudo sobre o aspartame não fornecem base científica para reconsiderar o uso do adoçante nos alimentos”.
As pesquisas da EFSA deram base a umestudo recente do National Cancer Institute sobre epidemiologia. Não foi encontrada nenhuma ligação entre o consumo de aspartame e o surgimento de leucemias, linfomas e tumores cerebrais. O estudoacompanhou 500.000 homens e mulheres por 5 anos. Os pesquisadores concluíram que não aumenta aqueles tipos de câncer entre os que usam aspartame.
O FDA (órgão norte-americanoequivalente à Anvisa) também defende que o aspartame é um adoçante seguro. “Baseado na grande quantidade de evidências que revisamos - inclusive de vários estudos sobre carcinogênese, que não mostraram nenhumefeito inadequado no metabolismo do aspartame - não temos razão para crer que o aspartame cause câncer. Então, permanece a posição do FDA sobre o uso”, explica o comunicado oficial.
Além do FDA,o JECFA - Joint Expert Committee on Food Additive (órgão da Organização Mundial de Saúde) e o Scientific Committee on Food of the European Union também revisaram os estudos sobre aspartame econcluíram que seu uso é seguro.

Boatos sobre o consumo
De tempos em tempos, várias correntes são passadas via e-mail alertando para um possível risco de câncer, e até mesmo demência,...
tracking img