Nutriçao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Palmas, 2011

Tema: Registro Alimentar

Trabalho apresenta como requisito avaliativo da disciplina Nutrição Aplicada á Educação física do curso de Educação Física Período Noturno, da instituição CEULP/ULBRA.

Acadêmica: Welliton Saturnino Brito
Professora: Soraya Rodrigues Dodero
1. CONCEITOS TEÓRICOS

Calorias consumidas - calorias gastas = Equilíbrio energético.

Equilíbrioenergético é a relação entre o consumo energético, traduzido pelo equivalente calórico dos nutrientes que compõem a dieta e a demanda energética associada ao equivalente energético do trabalho biológico realizado.
Apesar de existirem diferenças individuais importantes relacionadas aos mecanismos de consumo e de demandaenergética, o equilíbrio energético é o determinante principal quanto às modificações associadas à proporção relativa de gordura e de massa isenta de gordura.

Equação do Equilíbrio Energético
A primeira lei da termodinâmica, a chamada lei de conservação de energia, indica que a energia não se cria, nem se destrói, porém pode trocar de forma. No caso do organismo humano, a energia necessária para atenderà demanda solicitada pelo trabalho biológico é sintetizada dos alimentos que são consumidos.

Portanto, o equilíbrio energético oferece indicações quanto ao estado nutricional com repercussões diretas na variação do peso corporal. A relação consumo-demanda energética apresenta três possíveis situações:
 Equilíbrio energético positivo.
 Equilíbrio energético negativo.
 Equilíbrioisoenergético.

Quando o consumo exceder a demanda energética, ocorre o equilíbrio energético positivo. Exemplificando: o indivíduo apresenta, em média, consumo de alimento com equivalente energético de 2800 kcal/dia, acompanhado por demanda proveniente do trabalho biológico de apenas 2500 kcal/dia, o que equivale a equilíbrio positivo ou "superávit" de 300 kcal/dia. Essas 300 kcal extras nãoutilizadas pelo organismo são estocadas na forma de gordura, que resultam em proporcional aumento do peso corporal.

Se a demanda energética ultrapassar o seu consumo, passa a existir "déficit" energético ou equilíbrio energético negativo. É o caso do indivíduo que consome em sua dieta alimentar por volta de 2500 kcal/dia, ao mesmo tempo em que utiliza 3000 kcal para atender às necessidades energéticasdo trabalho biológico. O "déficit" de 500 kcal deverá ocasionar reduções equivalentes no peso corporal, na medida em que o organismo deverá recorrer aos estoques adicionais de nutrientes na tentativa de atender as necessidades energéticas.

O equilíbrio isoenergético é condição na qual o consumo e a demanda energética são iguais.

Consumo calorias = gasto de calorias = equilíbrioisoenergético

Por exemplo, se o indivíduo consumir em sua dieta alimentar por volta de 2500 kcal/dia, e simultaneamente seu trabalho biológico solicitar demanda energética diária equivalente às mesmas 2500 kcal, a relação energética estará equilibrada. Logo, não deverá haver modificações no peso corporal.

Quais são os Principais Métodos de investigação do consumo alimentar?

Para a pesquisaepidemiológica são necessários instrumentos de avaliação de consumo alimentar capazes de caracterizar a dieta habitual dos indivíduos, de fácil utilização, de rápida aplicação, que tenham uma relação custo benefício positiva, considerando os custos totais da coleta de dados e seu processamento. Os principais métodos são Inquérito Recordatório de 24 horas (R24h), Registro de consumo de alimentos (RCA),Questionário de freqüência de consumo de alimentos (QFCA), História alimentar ou dietética (HÁ)

Qual é o mais comum entre eles e como é realizado?

O Inquérito Recordatório de 24 horas (R24h) é o mais comum. O indivíduo reporta todo o alimento (sólido e líquido) consumido durante às prévias 24h. Este método normalmente requer um nutricionista ou entrevistador bem treinado para a realização da...
tracking img