Nutrição

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 DIETAS HOSPITALARES DE ACORDO COM A CONSISTÊNCIA
A dieta pode ter consistência normal, branda, pastosa, semi-líquida e líquida, em ordem progressiva da mais consistente e mais completa à menos consistente e mais restrita.
1.1 DIETA NORMAL
Destina-se ao paciente cuja condição clínica não exige modificações dietoterápicas, por não interferir no sistema digestivo e na tolerâncianormal do paciente aos alimentos e por não causar alterações metabólicas que exijam tais modificações. É um tipo de dieta elaborada com todos os alimentos normalmente acessíveis ao indivíduo e segundo sua preferência, em qualquer preparação com qualquer consistência. É, portanto, uma dieta suficiente, completa, harmônica e adequada, sem nenhuma restrição. Tem por finalidade fornecer calorias enutrientes em quantidades diárias recomendadas para manter a saúde do indivíduo. Apresenta uma composição aproximada de 55% de carboidratos, 15% de proteínas e 30% de lipídeos.
1.2.1 MODIFICAÇÃO DA DIETA NORMAL
As dietas são modificadas, a partir da dieta normal, segundo alguns critérios químicos, físicos e organolépticos. Segundo Béhar e Icaza (1972), a dieta modificada é aquela que, emqualquer de suas características físico-químicas, deve ser ajustada a uma alteração de processo digestivo ou de funcionamento geral do organismo.
1.2 DIETA BRANDA
Este tipo de dieta intermediária da dieta normal e da dieta pastosa. Possui consistência atenuada e menor quantidade de resíduos. Sua função, Segundo Augusto (2005), é facilitar e diminuir o tempo da digestão. É prescrita emalguns casos de pós-operatório, algumas afecções gastrintestinais (naquelas em que a motilidade gástrica e a ação química do trato digestivo está debilitada), para pacientes com problemas de mastigação, e em casos de diminuída absorção, quando os alimentos ingeridos devem ter desagregação facilitada. Seu teor calórico não se difere significativamente da dieta normal, sendo que sua proximidade ao dadieta normal é desejada. Todos os ingredientes são modificados pela cocção (para abrandar as fibras, conferindo-lhes uma consistência menos sólida), o mesmo ocorre com a carne em relação ao seu tecido conectivo.
Somente os alimentos mecanicamente brandos são incluídos. Frituras, alimentos que fornecem resíduos não digeríveis, vegetais crus, a maioria das frutas cruas, cereais integrais, devem serexcluídos. Embora condimentos também devam ser excluídos, alguns, tais como sálvia, o tomilho e a páprica são permitidos.
1.3 DIETA PASTOSA
Sua finalidade é favorecer a digestibilidade em situações especiais com acometimento de fases mecânicas do processo digestivo, como falta de dentes, dificuldade de deglutição e ainda em fases críticas de doenças crônicas, como insuficiência cardíaca erespiratória. Esta dieta, assim como a dieta branda, visa proporcionar certo repouso digestivo, porém em consistência menos sólida e mais tenra (Augusto, 2005).
Em relação ao seu valor nutritivo, deve se aproximar do normal e a fibra também é diminuída ou modificada pela cocção.
1.4 DIETA SEMILÍQUIDA
Caracteriza-se por preparos de consistência espessada e constitui-se de alimentoslíquidos e semi-sólidos, cujas partículas encontram-se em emulsão ou suspensão. Tem por finalidade propiciar repouso digestivo ou atender as necessidades do paciente quando alimentos sólidos não são bem tolerados. Evita a mastigação e possui pouco resíduo, o que, por conseqüência, exige o mínimo de trabalho digestivo. Para Augusto (2005), é ideal que as preparações apresentem pouca viscosidade eque todos os alimentos sejam de fácil digestão. Os alimentos sólidos são adicionados às bases líquidas para espessar e enriquecer calórica e nutritivamente as preparações. Podem ser incorporados:
* Mono e dissacarídeos............................................................até 20%
* Dextrinas................................................................................10%
*...
tracking img