Nutrição

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
FACULDADE DE NUTRIÇÃO

Maria Isis Costa
Silviane Castilho

CONDIMENTOS, MOLHOS, SOPAS, BEBIDAS E INFUSOS

Belém
2010

CONDIMENTOS, MOLHOS, SOPAS, BEBIDAS E INFUSOS

Trabalho apresentado comoparte da avaliação

do primeiro bimestre da Disciplina de Técnica Dietética,

ministada pelas professoras Rahilda Brito Tuma e Yuko Ono,

do curso de Nutrição da Universidade Federal do Pará

Belém
2010

Condimentos

1. INTRODUÇÃOA arte de temperar tem se revelado como uma das mais curiosas e importantes funções no vasto campo da culinária, porque o uso dos condimentos depende de doseamento ideal de suas quantidades; das implicações de suas qualidades; das múltiplas combinações que surgem freqüentemente entre eles e das indicações adequadas aos alimentos ou às preparações a serem temperadas (SILVA; MONNERAT, 1982).A arte de temperar depende também de mãos hábeis, inteligentes e criadoras para estabelecer-se novos sabores no sentindo de fugir das monotonias, isto é, quanto mais sensibilidade artística, mais imaginação, mais noções no campo da saborificação, tanto maior será o destaque imprimido às preparações (SILVA; MONNERAT, 1982).

2. Conceito

São substânciasusadas para ressaltar o sabor natural dos alimentos ou para conferir um novo sabor às preparações. Genericamente, são chamadas de tempero nas receitas doces ou salgadas (PHILIPPI, 2006).
A utilização dos vários condimentos já está muito generalizada, pois, à medida que aumenta o intercâmbio universal, difundi-se, de um país para o outro, seu cultivo e uso. (ORNELAS, 2008).
Oscondimentos traduzem na maioria das vezes hábitos regionais. Grande parte dos ingredientes básicos dos condimentos origina-se das regiões tropicais do oriente, em menor proporção da Europa e ainda das Américas (ORNELAS, 2008).
A principio ervas e especiarias foram utilizadas principalmente para conservar os alimentos (PHILIPPI,2006).
3. Classificação

Oscondimentos podem ser classificados quanto a sua origem e natureza, em: Vegetal, Animal e Mineral (ARAÚJO, 2007).
De acordo com sua aplicação e sabor, os condimentos podem ser classificados em: Essências ou aromatizantes; Ervas aromáticas; extratos; potencializador de sabor; picantes; Acidulantes; Especiarias; Bulbos; corantes; edulcorantes, salgados e gorduras.

3.1.Essências ou Aromatizantes

São divididos em Naturais e Sintéticos:

➢ Naturais:

Solução alcoólicas contendo extratos aromáticos ou partículas obtidas pela maceração da planta que dá nome à essência. As essências naturais podem ser suco de frutas, casca de frutas (laranja e limão) e essências de bagas, ervas, raízes e nozes (ORNELAS,2008).

• AnisSemente avermelhada, com forma de estrela. Deve ser utilizada em quantidades moderadas, pois é tóxico (ORNELAS, 2008).

Vendidas em grãos, geralmente com o nome de erva-doce, é usada em bolinhos diversos.Pela maceração e posterior destilação de seus grãos,preparam-se muitos licores (PHILIPPI, 2006).

• Baunilha

De suas flores (amarelo-pálidas)nascem os frutos (em forma de vagem compridas), que contém substâncias gordurosas, açúcar, cera, resina e o princípio ativo Vanilina (PHILIPPI,2006). É utilizada em preparações doces.

• Menta

Preparada à base do concentrado do óleo essencial, destilado da Mentha piperita, que possui o mentol como seu princípio ativo mais importante (ORNELAS, 2008).

➢ Sintéticos...
tracking img