Nutrição

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Instituto Politécnico de Santarém
-------------------------------------------------
Escola Superior Agrária de Santarém
-------------------------------------------------
Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar
-------------------------------------------------
Nutrição e Saúde Pública – 2º Ano

Trabalho realizado por: Gaspar, C.(nº3162); Martinho, S. (nº2837); Patrício, A. (nº3171); Pereira, P. (nº2807); Seco, C. (nº3182); Serra, R. (nº3193)

Docente: Mª do Carmo Figueiredo
Santarém, 3 de Junho de 2009
Índice
Pág.
1. Introdução 2

2. Saber Comer, Saber Viver – Obesidade 3

3. Desenvolvimento do Plano de Educação para a Saúde 6

4. Plano de Sessão 8

5. Conclusão10

6. Bibliografia 11

7. Apêndice I 12

8. Apêndice II 13

9. Anexo 14

Introdução
O nosso trabalho tem como principal objectivo conhecer a influência exercida pela alimentação em conjunto com outros factores no aparecimento da obesidade, o que na sociedade em que vivemos se torna muito importante pois estamos perante umadoença de tal modo emergente, que a Organização Mundial de Saúde a considerou como a epidemia do séc. XXI.
Os nossos ancestrais tinham grande dificuldade para conseguir alimentos e mais ainda para armazená-los. Por isso, a natureza encarregou-se de dotar o corpo humano de um mecanismo para armazenar energia. Esse mecanismo consistia em impulsionar o homem, por meio da fome, a ingerir uma grandequantidade de calorias e a fazer o seu organismo transformar o excesso em gordura, armazenando-a para os períodos de carência de alimentos. Mas com um detalhe: os nossos antepassados comiam principalmente sementes, raízes e frutas, e foi para esse padrão alimentar, que a genética preparou o organismo herdado por nós. O problema é que o nosso estilo de vida é completamente diferente daquele. Temoseletrodomésticos para realizar o nosso trabalho, carros para nos transportar e diversas facilidades que nos livram de fazer esforço. Além disso, temos pressa na hora das refeições, somos bombardeados por propaganda de comida e vivemos rodeados de alimentos excessivamente calóricos.
A combinação de um organismo preparado para armazenar gordura com uma vida cada vez mais cómoda forma um “terrenofértil” para a expansão da obesidade no mundo.
Com o desenvolvimento de um plano de educação para a saúde pretendemos atingir um grupo em concreto que são as crianças em idade escolar no 1ºciclo, ou seja aproximadamente dos 6 aos 10 anos, pois é desde cedo que devemos começar a prevenir e a estabelecer hábitos de um estilo de vida saudável.

Saber Comer, Saber Viver - Obesidade

Definição

Deacordo com a OMS, a obesidade é uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir graus capazes de afectar a saúde.

Dados epidemiológicos

É uma doença crónica, com enorme prevalência nos países desenvolvidos, atinge homens e mulheres de todas as etnias e de todas as idades, reduz a qualidade de vida e tem elevadas taxas de morbilidade e mortalidade. A obesidade acarretamúltiplas consequências graves para a saúde pois constitui um importante factor de risco para o aparecimento, desenvolvimento e agravamento de outras doenças.

Existem doenças que provocam aumento de peso. Mas elas são pouco comuns, respondendo por menos de 5% dos casos. Além disso, geralmente apresentam outros sintomas muito evidentes.
De entre essas doenças evidenciam-se o hipotiroidismo, umdistúrbio que faz a glândula tiróide produzir menos hormonas do que o normal, o aparecimento de tumor nas glândulas supra-renais, que também produzem hormonas reguladoras do metabolismo, o hipodonadismo, que é uma quantidade deficiente de hormonas sexuais, a insulinoma, que é o excesso de insulina no organismo e os transtornos emocionais, incluindo a depressão e a ansiedade patológica....
tracking img