Nutrição vegetal e hormônios vegetais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nutrição Vegetal e Hormônios vegetais

Introdução

As plantas são muito mais complexas do que imaginamos. Neste trabalho analisaremos dois aspectos das plantas, a nutrição vegetal, principalmente a inorgânica e os hormônios vegetais.
A planta se nutre inorgânicamente através de macronutrientes e micronutrientes. Além disso, as plantas desenvolveram mecanismos adaptativos que lhes permitemsobreviver em condições adversas.
Os seres do reino vegetal, não tem sistema nervoso, por isso elas tem os hormônios vegetais, para regular seus estímulos. Os hormônios vegetais ou fitormônios são substâncias com função muito importante para as plantas, elas regulam o crescimento, fazem a manutenção dos órgãos e regulam o desenvolvimento dos frutos. Os fitormônios seram trazidos e explicados nessetrabalho.

Desenvolvimento

2.1 - Nutrição Vegetal

As plantas (vegetais), são nutridas e crescem por causa de vários fatores, como o solo, a presença de água, a presença de luz, e também precisa de minerais.A nutrição vegetal é formado por dois tipos de nutrição, a nutrição orgânica, e a inorgânica. A nutrição Orgânica é feita pela fotossíntese ( H2O + CO2 + LUZ C6H12O6 + O2), e aglicose é a substância nutritiva produzida pela própria planta, essa é a nutrição vegetal orgânica.A Nutrição Vegetal inorgânica depende do substrato da planta ( solo, água, lugar onde ela fixa suas raízes), nessa nutrição acontece a absorção de substâncias inorgânicas ( água e sais minerais) do solo pelas raízes, que tem pêlos absorventes para realizarem esse trabalho. Após absorvidos pelas raízes,estes elementos são enviados para diversas partes da planta, onde são utilizados em várias funções biológicas. * Nutrição orgânica – fotossíntese :A fotossíntese acontece principalmente nas folhas de uma planta traqueófita (planta vascular). Há dois tipos de vasos, os que trazem para a folha a água necessária para a fotossíntese, além de outras substâncias inorgânicas (vasos do xilema), e os queconduzem o alimento produzido pelas folhas para o caule e para a raiz (vasos do floema).
As etapas da fotossíntese acontecem nos cloroplastos na folha. Ao se reagirem água e gás carbônico, na presença de luz, se produz gás oxigênio e moléculas de glicose, as quais são o alimento principal da planta. |

* Nutrição inorgânica: Como já foi falado, é feita através de substânciainorgânicas, essas podem ser macronutrientes ou micronutrientes, isso varia de acordo com a quantidade desses nutrientes que a planta usa.

* Tipos de Nutrientes:

* Macronutrientes:

Os macronutrientes são os elementos básicos necessários em maior volume para as plantas. Cada um deles tem uma função muito importante e indispensável no desenvolvimento da planta.

♦ Carbono: O carbono formaa estrutura das biomoléculas ( substâncias orgânicas por exemplo) das plantas, incluindo amido e celulose. É fixado pela fotossíntese a partir do gás carbônico do ar e faz parte desses carboidratos, que armazenam energia nos vegetais.

♦ Hidrogênio: O hidrogênio também é necessário para a composição de carboidratos e para a estrutura das plantas. É obtido quase que totalmente da água.

♦Oxigênio: O Oxigênio é necessário para a respiração celular. Respiração é o processo de geração de trifosfato de adenosina (ATP), rica em energia, com o consumo dos açúcares produzidos na fotossíntese.

♦ Nitrogênio: O nitrogênio é um componente essencial de todas as proteínas. Quando há deficiência deste nutriente geralmente a planta se atrofia e pode até morrer.

♦ Fósforo: O Fósforo éimportante para os processos energéticos das plantas. Como componente do ATP, o fósforo é necessário para transformar (ou converter) a energia luminosa em energia química (ATP) durante a fotossíntese. Pode também ser usado para modificar a atividade de várias enzimas por fosforilação (processo que o fósforo faz que modifica a atividade das enzimas) , e pode ser usado na sinalização celular (sistema de...
tracking img