Nutrição obesidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Silvia Cercal Bender

INFLUÊNCIA DOS FATORES AMBIENTAIS NA OBESIDADE INFANTIL

Santa Maria, RS 2006

Disponível no site Nutrição Ativa (www.nutricaoativa.com.br)

1

Silvia Cercal Bender

INFLUÊNCIA DOS FATORES AMBIENTAIS NA OBESIDADE INFANTIL

Trabalho Final de Graduação apresentado ao Curso de Nutrição - Área de Ciências da Saúde, do Centro Universitário Franciscano, comorequisito parcial para obtenção do grau de Nutricionista – Bacharel em Nutrição.

Orientadora: Vanessa Ramos Kirsten

Santa Maria, RS 2006

Disponível no site Nutrição Ativa (www.nutricaoativa.com.br)

2

Silvia Cercal Bender

INFLUÊNCIA DOS FATORES AMBIENTAIS NA OBESIDADE INFANTIL

Trabalho Final de Graduação apresentado ao Curso de Nutrição – Área de Ciências da Saúde, do CentroUniversitário Franciscano, como requisito parcial para obtenção do grau de Nutricionista – Bacharel em Nutrição.

________________________________________ Vanessa Ramos Kirsten – Orientadora (Unifra)

________________________________________ Cristina Machado Bragança de Moraes (Unifra)

________________________________________ Thiago Durand Mussoi (Unifra)

Aprovado em ........ de................................ de ............

Disponível no site Nutrição Ativa (www.nutricaoativa.com.br)

3

AGRADECIMENTOS Agradeço a colaboração e gentileza da direção, professoras e funcionários das escolas participantes, Sant’Anna, João Belém (Santa Maria, RS) e Nossa Senhora do Horto (Dom Pedrito, RS). Ao auxílio da nutricionista Irene Düvelius Barros. A minha amiga Luciana Albiero, pela força econfiança na realização deste estudo. A disponibilidade e atenção do professor Valduíno Estefanel. À minha orientadora, Vanessa Ramos Kirsten, pelo entusiasmo e incentivo durante toda a realização do trabalho. As minhas colegas e amigas, Camila, Thaís, Francine, Liara e ao sempre amigo Lucas, pelos anos de convivência e experiências compartilhadas. As minhas amigas Fernanda e Daniele, pelaamizade, carinho e paciência. Aos meus pais e meu avô, Luis Fermino Bender, por tudo o que sempre fizeram por mim.

Disponível no site Nutrição Ativa (www.nutricaoativa.com.br)

4

RESUMO

A obesidade infantil tornou-se um problema de saúde pública e apresenta caráter multifatorial. O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares e a influência dosfatores ambientais no processo da obesidade infantil. Trata-se de um estudo do tipo Transversal, com crianças de 7 a 10 anos, estudantes de escola pública e particular. Para determinação do estado nutricional foi utilizado o IMC para idade e sexo, marcados nos gráficos de crescimento desenvolvidos pelo NCHS em colaboração com o CDC (2000). Os valores de corte usados foram os recomendados pela OMS,percentis ≥ 85 e ≥95 para sobrepeso e obesidade, respectivamente. Houve uma prevalência de 17% de sobrepeso e 17% de obesidade entre os dois tipos de escolas. Na pública, sobrepeso/obesidade somam 26% e na particular 39%. Quando analisados os fatores ambientais, foi encontrada diferença estatística significante entre estado nutricional dos escolares e tipo de moradia (casa ou apartamento) (p= 0,043),prática de atividade física na escola (p= 0,005), uso diário de computador (p= 0,003), número de irmãos que a criança possui (p= 0,010) e estado nutricional (p= 0,03) e escolaridade das mães (p= 0,02). Não houve diferença estatística entre nível sócio econômico e estado nutricional dos escolares (p= 0,841). Muitos dos fatores de risco apresentados na literatura foram encontrados no presentetrabalho, mas estes resultados não podem ser tratados isoladamente, são necessários estudos mais completos sobre o tema, com amostra maior para que as conclusões sejam mais precisas. Palavras- chave: Obesidade infantil. Fatores ambientais. Escolares. ABSTRACT Child obesity has become a public health problem issue, presenting a multifactor profile. The aim of this study was to verify the over weight...
tracking img