NUNTEM

2022 palavras 9 páginas
Para tentar entender como voa o Parapente, vamos ver alguns conceitos básicos de aerodinâmica, pois afinal o voo de Parapente nada difere do funcionamento das asas de um avião ou duma vela de veleiro.Sustentação (Lift em inglês) - É uma força que surge quando um fluxo de ar passa por um perfil aerodinâmico. Esta força é perpendicular ao fluxo. A força de sustentação é causada pela diferença de pressão entre a superfície superior (baixa pressão) e a inferior (alta pressão).

A diferença de pressão acontece quando o fluido (ar) é acelerado devido ao formato do objeto através do qual ele passa. No caso de um perfil, as partículas de ar que passam pela parte de cima percorrem um caminho mais longo que as que passam por baixo. Com o aumento da velocidade, ocorre uma queda de pressão de acordo com as leis de fluidos (Bernoulli).

A resultante desta diferença de pressão é a Força de sustentação…que faz os aviões e parapentes voarem!
Razão de Aspecto, ou Aspect Ratio (AR) - mede a relação entre as duas dimensões (altura e largura) de uma figura. Pode ser usada para designar esta característica de diversos tipos de objectos: asas de parapente, quilhas de barcos, kites, velas de veleiros, etc… Um quadrado tem AR=1, pois tem os lados iguais. Um rectângulo formado por dois quadrados tem AR=2. Nem todas as figuras são tão simples, e para isso existem outras maneiras de calcular o AR.

HOME HOME NOTÍCIAS NOTÍCIAS GALERIA GALERIA FPVL FPVL VOO LIVRE VOO LIVRE COMPETIÇÃO COMPETIÇÃO EQUIPA NACIONAL EQUIPA NACIONAL CLUBES E ESCOLAS CLUBES E ESCOLAS LOCAIS DE VOO LOCAIS DE VOO CALENDÁRIO CALENDÁRIO METEOROLOGIA METEOROLOGIA CONTACTOS CONTACTOS INSTRUÇÃO INSTRUÇÃO NEWSLETTER NEWSLETTER ÁREA PRIVADA ÁREA PRIVADA
Instrucao > Manual de Parapente > Aerodinâmica / Técnica de voo / Segurança
Capitulo 3
AERODINÂMICA / TÉCNICA DE VOO / SEGURANÇA
Nomenclatura do

Relacionados

Outros Trabalhos Populares