NUMBIOMOL

7609 palavras 31 páginas
1. Um estudante escreveu o seguinte em uma prova: "as bactérias não têm núcleo nem DNA."
Você concorda com o estudante? Justifique.

2. Quantos cromossomos existem em cada um dos seguintes tipos de células humanas normais: muscular, nervosa, espermatozóide e zigoto? Justifique a resposta.

3. Por que a ausência de nucléolo compromete a síntese de proteínas em uma célula eucarionte?

4. Observe a figura a seguir, que representa um cromossomo, e depois RESPONDA as questões propostas.

Baseado na figura, RESPONDA:
a) Qual a classificação, quanto à posição do centrômero, desse cromossomo? JUSTIFIQUE sua resposta.
b) Que fase da mitose está aí representada, considerando que esse cromossomo encontra-se no máximo de sua capacidade de espiralização?
c) Qual o nome das partes do cromossomo representadas pelas letras A e B? d) EXPLIQUE quais as conseqüências da perda da região centromérica, durante o processo de divisão celular.

5. Comente a frase: "Cromossomos e cromatina são dois estados morfológicos dos mesmos componentes celulares de eucariotos".

6. Ribossomos são formados por RNA e proteínas, sintetizados pelos processos de transcrição e tradução, respectivamente.
a) Onde esses processos ocorrem na célula eucariótica?
b) O que acontecerá com os processos de transcrição e tradução, se ocorrer uma inativação na Região Organizadora do Nucléolo? Justifique.

7. Uma anomalia genética autossômica recessiva é condicionada por uma alteração na seqüência do DNA. Um homem portador dessa anomalia apresenta a seqüência timina-citosina-timina enquanto sua mulher, que é normal, apresenta a seqüência timina-adenina-timina. A análise do DNA de um filho do casal mostrou que ele é portador tanto da seqüência de bases do pai quanto da mãe.
a) O filho terá a doença? Por que?
b) Qual a probabilidade de um outro filho do casal apresentar as duas seqüências iguais à da mãe?

8. O rei Salomão resolveu uma disputa entre duas mulheres que

Relacionados