Nudez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NUDEZ

O corpo do cidadão na Atenas de Péricles.

A nudez para os habitantes de Atenas era uma demonstração de dignidade, demonstra cidadania e patriotismo.
Uma explicação para a nudez é a fisiologia. Aqueles que conseguissem manter sua temperatura corporal não precisavam de roupas, eram os mais fortes e ágeis. Falar, ouvir e ler aumentava a temperatura.
A diferença na hierarquia é devidoá esse motivo, as mulheres eram consideradas seres frios, e por isso, seu lugar é dentro de casa, longe dos espaços á luz do sol, e andavam vestidas.
Os escravos seguem a mesma linha das mulheres, perdiam calor corporal devido á sua condição de escravo.

O CORPO DO CIDADÃO

Atenas de Péricles

O cemitério ficava além dos muros da cidade.
A Acrópole de Atenas servia para a defesa dacidade.

Os atenienses praticavam suas atividades financeiras e comerciais num espaço de 4 km.
As casas tinham um único pavimento, e também era espaço comercial.
O Partenon foi edificado com participação de Péricles.

Na agora, eles instalaram um tribunal, uma assembléia legislativa e um espaço chamado tholos, onde um grupo tratava os problemas cotidianos.

O calor do corpo

O sanguemenstrual era considerado sangue frio, e o esperma, sangue fervente. O sexo do feto era determinado com o tanto de calor que lhe era dado.
O homem tendo tido como quente e forte, e a mulher fria e passiva, contribuiu para a construção de que o homem é superior ás mulheres.

Os jovens eram conduzidos á ginásios, onde modelavam seu corpo, aprendiam o uso das palavras, para participarem da democracia dacidade.
Á medida que fosse ganhando maturidade, os ginásios lhes davam instruções dos modos de fazer amor ativamente. Era normal a relação entre um jovem e um homem mais velho, inclusive professores do ginásio. Que a relação erótica era exatamente a mesma que tinham que ter com a cidade.

A VOZ DO CIDADÃO

Espaços de falar

Na Agora, acontecia as reuniões democráticas, inacessível áestrangeiros e escravos, o banimento de determinados cidadãos também eram discutidos nesse espaço.

O calor das palavras

De acordo com os gregos, a palavra aumentava temperatura do corpo, por isso as mulheres não tinham direito a palavra.

Nas assembléias, o uso das palavras era importante, para que os cidadãos pudessem entrar na historia e julgar o melhor possível

O MANTO DA ESCURIDÃO

Aproteção do ritual em Atenas

OS PODERES DOS CORPOS FRIOS

A mulher, na antiguidade ocidental, era tida como não-sujeito, relegada a não cidadã, cuja importância se restringia apenas à procriação e reprodução da vIda natural e material . Assim, na Grécia antiga não havia “mulher%s cidadãs”, mas apenas mães, esposas ou filhas de cidadãos. De acordO com a lei de Péricles, de 451 a.C. aqualidade de cidadão pertencia apenas àqu%le que podha provar ser filho de um pai cidadão e de uma mãe el! própria filha de cidadão. A legitimidade $o estatuto de uma mulher passava sempre, como se vê, pelo do pai oupelo do marido.

As mulheres, se por um lado eram excluídas da vida política estavam, por outro, integradas, por diversas formas, na vida religiosa a cidade. Eram elas que organizavam,dirigiam e geriam toda uma parte apreciável da vida ritual, na q5al intermediavam as relações com o sagrado. Isso ocorria particularme.te “no que diz respeido aos domínios do nascimento a da morte, como se os homens em nome de uma especificidade implicitamente reconhecida, entregassem às mulheres o domínio do sag2ado, no qua, parecem aflorar as forças menos controláveis”

Excluí$as da ágora econfinadas a oikó3, as muLheres saiam para as ruas por ocasião
das grandes manifestações religiosas. Grande parte da população feminina participava ativamente de pelo menos metade dos 30 rituais religiosos celebrados todos os anos em Atenas. Nas festas de Dionísio, cortejos e procissões religiosas, as mulheres se misturam com a assistência dos grandes sacrifícios públicos. Alguns rituais como as...
tracking img