Nucleo gerador 3 clc dr1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SECUNDÁRIA DA AMADORA
Ano Lectivo 2011 /2012
Curso EFA Secundário
Área de Competência: Cultura, Lingua e Comunicação
Núcleo Gerador: 3 - Saúde
Domínio de Referência: 1 – Contexto Privado
Tema: Cuidados Básicos
Ficha de TrabalhoNº 1A

Formando: Hugo Filipe
Turma: EFA3
Formadores :………..



Índice


Introdução 2
1- Relação entre sedentarismo e o aumento de certasdoenças. 3
2- Evolução do sedentarismo no mundo. 3
3- De que forma o meio físico e social condiciona a actividade física? 4
4- Benefícios da actividade física 4
5- Vantagens da actividade física regular 5
6- Quantidade de exercício físico que é necessária para melhorar e manter a saúde 6
7- Benefícios económicos da actividade física. 6
Conclusão: 7
Webgrafia: 7

IntroduçãoEste trabalho visa focar os benefícios do exercício físico no quotidiano, saber o que é o sedentarismo e de que maneira prejudica, não só o nosso bem-estar como a nossa saúde.
Não só o exercício ajuda na melhoria do nosso bem-estar físico e psicológico como uma correcta alimentação e saber evitar certos vícios que nos prejudicam a saúde.
Com base no texto da ficha de trabalho e após algumapesquisa irei responder a determinadas perguntas de forma a dar o meu ponto de vista de como deve ser uma vida saudável e de que forma se pode melhorar o seu bem-estar com o exercício físico sem ter de recorrer a ginásios ou a certas dietas que acabam por ser mais prejudiciais do que benéficas.

1- Relação entre sedentarismo e o aumento de certas doenças.

Sedentarismo é definido como afalta, ausência e/ou diminuição de actividades físicas ou desportivas. Está associada ao comportamento quotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. As pessoas que têm um gasto calórico reduzido semanalmente pela ausência da prática física são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários.
A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes. Pessoas com atividadesfísicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico, não são classificados como sedentários. O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas.
O facto de uma pessoa ser sedentária aumenta bastante o aparecimento ou agravamento de certas doenças, como é o caso da obesidade, perda de massamuscular, encurtamento muscular (o musculo que não é trabalhado fica mais curto e reduz a amplitude de movimento, limitando certos movimentos), descalcificação dos ossos, etc.

2- Evolução do sedentarismo no mundo.
O aparecimento do sedentarismo deu-se quando o ser humano começou a “instalar-se”, deixaram de ser nómadas e começaram a permanecer no mesmo local durante mais tempo e a aprender aviver naquele meio. A evolução do sedentarismo tem vindo a aumentar com a evolução da indústria, cada vez mais as tecnologias servem para com que cada pessoa faça mais no mais curto espaço físico. Antigamente, antes de haver carros e meios de transporte motorizados, era necessário percorrer esse caminho ou a pé ou num meio de transporte animal, mas com o avanço da tecnologia isso já não se faz,agora tudo se consegue por meio de um botão, logo o ser humano tende a ser mais sedentário e a tecnologia ajudou nesse aspecto.

3- De que forma o meio físico e social condiciona a actividade física?
O meio físico e social das cidades tem um enorme impacto na implementação e no acesso de todos à actividade física.
Se uma pessoa viver num meio físico em que não haja espaços verdes, tais comojardins ou parques aonde se possa praticar actividade física, será para essa pessoa mais difícil praticar actividade física do que uma pessoa que viva num ambiente propicio a essas actividades.
Há que promover a actividade física ao encorajar o uso de transportes públicos,  tornando-os acessíveis, atractivos e seguros.

4- Benefícios da actividade física
A prática regular de exercícios...
tracking img