Ntrodução a informática: evolução dos computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução a Informática: Evolução dos Computadores

Rio Branco – Acre
2012


Introdução
Desde a antiguidade, o ser humano busca e desenvolve meios e máquinas para realizar cálculos, do mais simples ao mais complexo, com o mínimo de tempo e o máximo de eficiência. Dos primeiros cálculos feito com ábaco, até os realizados hoje pelos supercomputadores, muito tempo se passou mas o princípio continua o mesmo: calcular.
Foram nos anos Pós-Segunda Guerra Mundial, que com a incorporação das novas tecnologias então desenvolvidas, o projeto computador se tornou realidade.
Surgiu a Primeira Geração de Computadores, marcada pelos grandes e dispendiosos equipamentos com dezenas de milhares de válvulas, grande consumo de energia e problemascom o superaquecimento. Estes equipamentos trabalhavam por um curto período de tempo e acarretavam grandes problemas de manutenção. Mesmo assim já demonstrava a eficiência do computador em facilitar o trabalho humano.
A Segunda Geração de Computadores, surgiu com o advento dos transistores. Na qual aumentaram a capacidade de memória e o aumento da memória. Eram muito menores, consumiam menoscorrente elétrica e duravam muitos anos. Esses computadores ainda custavam milhões de dólares, mas passaram a serem usados em aplicações não militares, como em aplicações comerciais em grandes empresas bem como em controle de processos industriais. A terceira geração ira surgir com a implementação de circuitos integrados. Esses computadores passam a ter diversos componentes miniaturizados e montadosem um único CHIP, sendo capazes de calcular em nano segundos, com uma linguagem de programação de alto nível, orientada para os procedimentos. Já a quarta geração caracteriza-se pelo o uso de microprocessador, seguindo a tendência da terceira geração de miniaturização de seus componentes e o aperfeiçoamento dos seus Circuitos Integrados (CI). As linguagens utilizadas nessa geração eram de altíssimonível, orientada para um problema.


Em 1890, o norte americano Hermann Hollerith desenvolve o primeiro computador mecânico. A partir de 1930, começam as pesquisas para substituir as partes mecânicas por elétricas. Em 1935, Konrad Zuse, na Alemanha nazista, completou o primeiro computador eletro-mecânico completamente funcional do mundo que começara anos antes. Foi  chamado de Z 1 e usava relêsque executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas. E utilizava um sistema binário constituído por "pinos" cravados numa régua metálica onde podiam ocupar duas posições. Esta técnica era diferente da usada nos calculadores mecânicos da época que utilizavam engrenagens com 10 dentes. Depois vieram os Z 2, Z 3 e Z 4.O Mark I, concluído em 1944 por uma equipe liderada por Howard Aiken, é oprimeiro computador eletromecânico capaz de efetuar cálculos mais complexos sem a interferência humana. Ele mede 15 m x 2,5 m e demora 11 segundos para executar um cálculo.
Em 1946, surge o Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer), primeiro computador eletrônico e digital automático, inaugurando assim, a primeira geração dos computadores, pesava 30 toneladas, empregava cerca de 18mil válvulas e realizava 4.500 cálculos por segundo. O ENIAC contém a arquitetura básica de um computador, empregada até hoje: memória principal (área de trabalho), memória auxiliar (onde são armazenados os dados), unidade central de processamento (o "cérebro" da máquina, que executa todas as informações) e dispositivos de entrada e saída de dados que atualmente permitem a ligação de periféricoscomo monitor, teclado, mouse, scanner, tela, impressora, entre outros.
Os primeiros computadores, como o ENIAC e o UNIVAC eram destinados apenas a funções de cálculos, sendo utilizados para resolução de problemas específicos. O UNIVAC usava 5.200 válvulas, pesava 13 toneladas e consumia 125 kW para fazer 1905 operações por segundo. O sistema completo ocupava mais de 35 m2 de espaço no piso. Esses...
tracking img