nr1888888

310 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO
As normas regulamentadoras tem estabelecem parâmetros para o planejamento e organização, a NR 18 nos dá diretrizes de ordem administrativa, para o planejamento e organização, na qual sua aplicação tem como objetivo medidas de controle e prevenção. Sendo os três principais sistemas:
1. Segurança nos processos;
2. Nas condições;
3. E no meio ambiente de trabalho na Industria da Construção.

REVISÃO DA LEITURA
A NR 18.24, refere-se ao armazenamento e condições para trabalho na construção civil, estabelecendo um padrão de armazenagem e estocagem de materiais utilizados.

MATERIAIS E METÓDOS
A relação da NR 18.24 e sua aplicação tem obtido resultados significativos, principalmente nos canteiros de obras, de forma gradativa pois já temos resultados baixos de índices de acidentes de trabalho com os operários e equipe responsáveis pelo armazenamento de materiais. Sendo o principal objetivo que é de não prejudicar o transito de pessoas e de trabalhadores, a circulação de materiais, e o acesso aos equipamentos de combate a incêndio.

RESULTADOS E DISCUSSÕES
Podemos observar que a norma regulamentadora em questão e sua relação com o uso diário, aplicada corretamente pode trazer resultados significativos para as grandes construções e demais departamentos que interferem nos processos construtivos e desenvolvimento das atividades dos trabalhadores.
Quando tratamos de padrões de armazenagem e estocagem de materiais, temos que dar ênfase também aos processos logísticos, como por exemplo o item 18.24.3, a respeito de tubos, vergalhões, perfis, barras e outros materiais. Como são materiais de grande volume, deve haver planejamento desde a compra do produtos até a utilização, para que ocupem menos espaço nos depósitos e cause menos acidentes na hora dos transportes de carregamento.

CONCLUSÃO

Relacionados