Nr10

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto




NR-10







4º SÉRIE / TURMA B – ENGENHARIA MECÂNICA









PROFESSOR: Wagner Garcia



NOME:
RA
ACACIO DE MARCHI ZUIM
6263214654
ALEXANDRE BRASELINO DA SILVA
6256213341
LEONARDO FELIPE MORAES
6822417774
PAULO HENRIQUE DE GODOY
6450299181
RONALDO CESAR CASTELARI
6276272659
WELLINGTON DOS SANTOS
6851439171



LISTA DE FIGURAS
Figura 1- 4
Figura 2- 4
Figura 3- 4
Figura 4- 4


SUMÁRIOLISTA DE FIGURAS 1
1. Introdução 3
2. NR-10 4
2.1. Objetio e campo de aplicação 5
2.2. Medidas de controle 6
2.3. Medidas de proteção coletiva 6
2.4. Medidas de proteção individual 6
2.5. Sinalização de segurança 7
Conclusão 8
Bibliografia 9





























1. Introdução

As normas estabelecem as condições mínimas exigíveis para garantir a segurança dos empregados que trabalham cominstalações elétricas, em suas diversas etapas, incluindo elaboração de projetos, execução, operação, manutenção, reforma e ampliação, assim como a segurança de usuários e de terceiros, em quaisquer das fase de geração, transmissão, distribuição e cosumo de energia elétrica, observando-se, para tanto, as normas técnicas oficiais vigentes e, na falta destas, as normas técnicas internacionais. Afundamentação legal, ordinária e especifica que dá embasamento jurídico á existência desta NR, são os artigos 179 a 181 da CLT.


.





















2 NR-10

NR-10 é uma norma regulamentadora com finalidade de garantir a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem com serviços, instalação e manutenção de eletricidade em geral. Foi emitida e vem sendo fiscalizada pelo ministério detrabalho e emprego do Brasil.

(FIGURAS 01 e 02: trabalhadores eletricistas)

Esta norma abrange todas as fases da eletricidade, desde a fase da transformação de energia elétrica e trabalhos realizados diretamente ou nas proximidades de campos elétricos. Alguns exemplos de trabalhos são: etapas de projetos elétricos, operações, manutenção das instalações elétricas, distribuição e consumo, geração,montagem, transmissão e qualquer trabalho que seja realizado nas proximidades de eletricidade.
A portaria MTE 598 de 07/12/2004 elaborada na NR-10 define que o empregador deve:
1. Fornecer EPI (equipamento de proteção individual) adequado.
2. Treinar e qualificar os trabalhadores em eletricidade.
3. Elaborar e gerenciar procedimentos de trabalhos e serviços.
4. Elaborar um prontuário elétrico esempre manter o mesmo atualizado.
5. Elaborar relatórios técnicos de inspeções, cronogramas e recomendações.
(FIGURAS 03 e 04: EPIs)
Com o passar do tempo a NR-10 vem passando por inovações e atualizações devido ao avanço da tecnologia e o aumento das exigências de segurança e saúde dos trabalhadores, essas são: Utilizar novas técnicas de analise de riscos, instruir formalmente trabalhadoresnão relacionados ás instalações elétricas, porém que atuam em área livre ou nas proximidades de instalações de zonas controladas.
É definido pela NR-10 que para exercer as atividades com eletricidade os trabalhadores devem estar qualificados e capacitados, após um treinamento, que deve ser feito a reciclagem anualmente, estando assim habilitados a exercer a função. Sendo proposto treinamentobásico de eletricidade, que visa na segurança em instalações e manutenção elétricas, e também um curso complementar em segurança no sistema elétrico de potência e nas proximidades.
Toda vez que um eletricista for fazer uma intervenção em um painel elétrico, ou instalações, deve ser tomado medidas de controle de segurança, prevenindo riscos elétricos e outros riscos adicionais a profissão, mediante aanálise técnica de riscos, visando buscar a segurança e saúde do trabalhador. As medidas de controle de segurança devem ser adotadas e similares as demais medidas de segurança da empresa, buscando atingir as medidas de segurança, saúde e meio ambiente da empresa num todo.
Segue as normas regulamentadoras a segurança em instalações e serviços em eletricidade:

2.1 Objetivo e Campo de Aplicação...