NR10

Páginas: 55 (13531 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2013

UNIVERSIDADE SEVEERINO SOMBRA- USS
CECETEN- ENGENHARIA ELÉTRICA
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SEGURANÇA
PROF: ALEX FRANCO FERREIRA





VANAIR ALVES
SIDNEI MARCELO
CÉLIO SOBREIRA
MARCELO BELLO


SEGURANÇA DO TRABALHO







Vassouras
2013


1. INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SEGURANÇA NO TRABALHO

1.1. Segurança no Trabalho
Segurança do Trabalho pode ser entendida comoos conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à
Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia deSegurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos.
A Segurança do Trabalho, para ser entendidacomo prevenção de acidentes na indústria, deve se preocupar com a preservação da integridade física do trabalhador e também precisa ser considerada como fator de produção. Os acidentes, provocando ou não lesão no trabalhador, influenciam negativamente na produção através da perda de tempo e de outras conseqüências que provocam, como: eventuais perdas materiais; diminuição da eficiência do trabalhadoracidentado ao retornar ao trabalho e de seus companheiros, devido ao impacto provocado pelo acidente; aumento da renovação de mão-de-obra; elevação dos prêmios de seguro de acidente; moral dos trabalhadores afetada; qualidade dos produtos sacrificada.
O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho,Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Também os empregados da empresa constituem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornarcompatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
A segurança do trabalho propõe-se combater, também dum ponto de vista não médico, os acidentes de trabalho, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer educando os trabalhadores a utilizarem medidas preventivas.
Para além disso, as condições de segurança, higiene e saúde no trabalhoconstituem o fundamento material de qualquer programa de prevenção de riscos profissionais e contribuem, na empresa, para o aumento da competitividade com diminuição da sinistralidade.
A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil a
Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, Normas Regulamentadoras Rurais, outras leis complementares, como portarias edecretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.
1.1.2. Situação Atual em termos das Leis, Normas, Portarias e Regulamentações:
No Brasil os princípios básicos da Segurança do Trabalho são ditados e orientados pelas Normas Regulamentadoras – NRs. A partir das NRs poderemos nos guiar e verificar as situações de risco de umadeterminada instalação. Por sua vez, estas Normas Regulamentadoras – NRs apoiam-se e se relacionam com Normas Técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes, inclusive Normas Técnicas Internacionais.
(Parte 2 de 6)
A regulamentação referente a Segurança e Medicina do Trabalho atualmente é regida pelas seguintes Leis, Normas e Portarias abaixo colocadas, entre outras:
• Constituição Federal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nr10
  • Nr10
  • NR10
  • Nr10
  • NR10
  • Nr10
  • NR10
  • NR10

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!