Nr 7 - pcmso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO COMERCIAL Dr. JOÃO ROMEIRO




TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO





NR – 7

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO E SAÚDE OCUPACIONAL - PCMSO



















PINDAMONHANGABA – SP
2012
COLÉGIO COMERCIAL Dr. JOÃO ROMEIRO




TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO






NR – 7
PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO E SAÚDE OCUPACIONAL - PCMSO





PaulaCaroline Souza
Thainara de Moura Monteiro
Graciana Fernanda da Silva Souza
Jose Eliseu P. Policarpo
Washington Vicente Otacílio





PINDAMONHANGABA – SP
2012






RESUMO


O Programa de Controle Medico de Saúde Ocupacional – PCMSO, tem o objetivo de monitorar individualmente a saúde de seus trabalhadores, que podem estar expostos aos agentes físicos, químicos e biológicos.Esta Norma Regulamentadora obriga as empresas a implementar este programa, visando preservar a saúde do trabalhador através de avaliações médicas e exames complementares. O PCMSO será realizado com base no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, de onde se obtêm as informações das condições do ambiente de trabalho, com base neste documento ele será realizado por um médico coordenador,podendo o mesmo ser alterado se o médico detectar alguma mudança. Pensando na saúde do trabalhador esta Norma Regulamentadora exige exames criteriosos, para avaliar se o trabalhador está apto as funções a ele delegadas, pois a capacidade funcional para realizá-la pode ser pode ser afetadas devido a problemas de saúde. A falta de saúde do trabalhador pode ser um grande fator de risco tanto para elecomo para seus colegas de trabalho.

















SUMÁRIO






1 INTRODUÇÃO 5
2 HISTÓRICO 6
3 REQUISITOS DA NR 6
3.1 Público Alvo 6
4 IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA PCMSO 7
4.1 Fases do Programa 8
5 RESPONSABILIDADES 11
5.1 Compete ao Empregador 11
5.2 Compete ao médico coordenador 12
6 CONSEQÜÊNCIAS DA NÃO IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA 13
7 CONCLUSÃO 14
8REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

























1 - INTRODUÇÃO

A preocupação da empresa com a segurança e saúde de seus funcionários é de extrema importância para estimular a motivação deles na execução de suas atividades laborais. Já ultrapassamos o tempo em que às organizações desafiavam normas de segurança para alcançar metas de produção, agora à segurança eprodutividade fazem parte do mesmo conjunto.
O desenvolvimento do Setor de Medicina e Segurança do Trabalho gera melhorias contínuas na preservação da saúde física e mental do empregado, tendo como princípio a perfeição, o setor visa contínua redução de perdas para o homem e aumento da produtividade para a organização. São funções do setor:
• Buscar melhoria contínua em Medicina e Segurança no Trabalho,tanto no aspecto ocupacional quanto na qualidade de vida, com educação, capacitação e comprometimento dos empregados, envolvendo familiares, empresas parceiras, fornecedores e demais partes interessadas.
• Atender os requisitos da legislação vigente de Medicina e Segurança do Trabalho aplicáveis à organização.
• Regular as condições de trabalho, identificando riscos à segurança e saúde de cadaatividade e seus respectivos controles, além dos equipamentos de proteção individual aplicáveis.

Sendo a Qualidade de Vida no Trabalho essencial para qualquer organização que tenha como meta a satisfação, o desenvolvimento e a produtividade dos seus funcionários, o PCMSO se torna uma ferramenta de motivação da Organização atendendo as necessidades dos trabalhadores no ambiente de trabalho.2 - HISTÓRICO


Em 08 de junho de 1978, é criada a Portaria no 3.214, que aprova as Normas Regulamentadoras - NR, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho, que obriga as empresas o seu cumprimento. Essas normas abordam vários problemas relacionados ao ambiente de trabalho e a saúde do trabalhador. As normas vêm sofrendo atualizações ao longo dos...
tracking img