Nr 32

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NORMA REGULAMENTADORA 32
RISCOS BIOLÓGICOS

CIENTEC – CENTRO INTEGRADO DE ENSINO TÉCNICO
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
COMPONENTE CURRICULAR: ADMNISTRAÇÃO APLICADA
DOCENTE: ERONI BOLFE
DICENTE: BRUNO RICARDO MARTINS RIBEIRO DA COSTA

Sumário
O que é a NR32? 3
Qual o Objetivo da NR32. 3
A quem atinge a NR32? 3
O que são riscos biológicos? 3
Tabela de classificação dosriscos biológicos. 3
As exigências da NR32 quanto a riscos biológicos: 4
O que são riscos químicos? 5
As exigências da NR32 quanto a riscos químicos: 5
Medicamentos e drogas de risco 6
Gases e vapores anestésicos 6
Quimioterápicos Antineoplásicos 6

O que é a NR32?

É uma legislação do Ministério do Trabalho e Emprego que estabelece medidas para proteger a segurança e a saúde dostrabalhadores de assistência à saúde da população, e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa e ensino em saúde em qualquer nível de complexidade. Hospitais, Clínicas, Postos de Saúde, Laboratórios e Farmácias, entre outros.

Qual o Objetivo da NR32.

O Objetivo da NR32 é prevenir os acidentes e o adoecimento causado pelo trabalho nos profissionais da saúde, eliminando oucontrolando as condições de risco presentes nos Serviços de Saúde. A NR32 recomenda para cada situação de risco a adoção de medidas preventivas e a capacitação dos trabalhadores para o trabalho seguro. Esta norma não desobriga as empresas do cumprimento de outras normas, sejam elas federais, estaduais ou municipais, ou ainda as demais NR’s e legislação relacionadas a Segurança do Trabalho.

Aquem atinge a NR32?

Atinge não só os empregados próprios do Serviço de Saúde como também os empregados das empresas terceirizadas, cooperativas, prestadoras de serviço, enfim a todos os que trabalham na área de saúde.
A NR-32 dispõe que a responsabilidade é solidária (ou seja, compartilhada) entre contratantes e contratados quanto ao seu cumprimento. A definição de serviço de saúde incorpora oconceito de edificação. Assim, todos os trabalhadores que exerçam atividades nestas edificações, relacionadas ou não com a promoção e assistência à saúde, são abrangidos pela norma. Por exemplo, atividade de limpeza, lavanderia, reforma e manutenção.
Importante para a sua aplicação é a participação dos trabalhadores, através das Comissões Institucionais de caráter legal e técnico, entre as quais,a CIPA (instituições privadas); COMSAT’S (instituições públicas), SESMT (Serviço Especializado em Engenharia e Segurança do Trabalho) e a CCIH (Comissão de Controle e Infecção Hospitalar), além dos eventos específicos, como as Semanas Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT’s.

O que são riscos biológicos?

São considerados riscos biológicos, qualquer agente biológico,alterado geneticamente ou não, culturas de células, parasitas e toxinas. São as bactérias, vírus, fungos, parasitos, entre outros.

Tabela de classificação dos riscos biológicos.

Classificação do Risco | Definição |
Classe de Risco 1 | Inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças em pessoas ou animais adultos sadios |
Classe de Risco 2 | Inclui os agentes biológicos queprovocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes.Exemplo: schistosoma mansoni, conhecido como o esquistossomo ou popularmente como “o verminho do porco” |
Classe de Risco 3 | Inclui os agentes biológicos que possuem capacidade de transmissão porvia respiratória e que causam patologias humanas ou animais, potencialmente letais, para as quais existem usualmente medidas de tratamento e/ou de prevenção. Representam risco se disseminados na comunidade e no meio ambiente, podendo se propagar de pessoa a pessoa. Exemplo: bacillus anthracis, uma bactéria do gênero Bacillus que causa a doença denominada carbúnculo. Os casos humanos de carbúnculo...
tracking img