NR 26

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A NR 26 trata de Sinalização de Segurança aprovada pela portaria n. 3.214, de 8-6-1978, e com redação determinada pela portaria n. 229, de 24-5-2011. O setor e as atividades que será apresentada emrelação à NR 26 é a de pedreiro e operador de betoneira, aonde se enquadram em:
26.1 Cor na segurança do trabalho
26.1.1 Devem ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais detrabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes.
26.1.3 A utilização de cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes.
26.2 Classificação, RotulagemPreventiva e Ficha com Dados de Segurança de Produto Químico
26.2.1 O produto químico utilizado no local de trabalho deve ser classificado quanto aos perigos para a segurança e a saúde dos trabalhadores deacordo com os critérios estabelecidos pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), da Organização das Nações Unidas.
26.2.1.2 A classificação desubstâncias perigosas deve ser baseada em lista de classificação harmonizada ou com a realização de ensaios exigidos pelo processo de classificação.
26.2.2.2 A rotulagem preventiva deve conter os seguinteselementos:
a) Identificação e composição do produto químico;
b) Pictograma(s) de perigo;
c) Palavra de advertência;
d) Frase(s) de perigo;
e) Frase(s) de precaução;
f) Informações suplementares.26.2.3 O fabricante ou, no caso de importação, o fornecedor no mercado nacional deve elaborar e tornar disponível ficha com dados de segurança do produto químico para todo produto químicoclassificado como perigoso.
26.2.3.1.1 No caso de mistura deve ser explicitado na ficha com dados de segurança o nome e a concentração, ou faixa de concentração, das substâncias que:
a) Representam perigopara a saúde dos trabalhadores, se estiverem presentes em concentração igual ou superior aos valores de corte/limites de concentração estabelecidos pelo GHS para cada classe/categoria de perigo;
b)...