NR 18 INTRODU O A INGENHARIA

298 palavras 2 páginas
NR – 18
Alvenaria, Revestimentos e
Acabamentos

Oque é uma ALVENARIA?
 Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades unidas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos
(de cerâmica, de vidro ou de concreto e pedras). O termo alvenaria vem de alvenel ou alvanel - pedreiro de alvenaria.
 Fala-se alvenaria insossa à construção com pedras justapostas sem argamassa, e alvenaria gorda é a alvenaria cuja argamassa é feita com abundância da cal em contraposição à alvenaria magra cuja argamassa é feita com pouca cal ou com pouco cimento.
 A alvenaria pode servir tanto como vedação ou como estrutura de uma edificação. Neste segundo caso, assume o nome de alvenaria estrutural. Oque é um REVESTIMENTO?

Revestimento é a ação e o efeito de revestir (cobrir, disfarçar, simular). O conceito é usado para fazer referência à cobertura ou camada que permite decorar ou proteger uma superfície
Se o objetivo é aplicar um revestimento, a primeira coisa que se deve fazer é remover as camadas antigas até que a superfície fique lisa. Caso contrário, o resultado estético não será satisfatório.

Oque é Acabamento ?
 Acabamento é o resultado de um ato finalizador de um trabalho de construção civil, mobiliário, vestuário, artes plásticas, fabrico de livros ou outro tipo de atividade. Este ato tem com principal objetivo dar um aspecto exterior trabalhado, para que o produto final seja mais atrativo para o consumidor final.
 Em obra, em geral, não há um limite exato para o termo acabamento. Para alguns, a aplicação dos revestimentos em uma casa já é uma etapa de acabamento. Para outros, pode ser considerada uma etapa básica, apesar de o produto, por exemplo, azulejo ou porcelanato ser nominalmente, produto de acabamento, ou peça de acabamento.








Discentes:
Rodrigo Júnior Silva
Joyce Fernanda
Darlyn
Renan Amaral
Rafael Santos

Relacionados