Nr 15 e 16

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

terça-feira, 30 de agosto de 2011
O QUE É PERIGOSO? (NR 15 e 16)

O artigo abaixo é uma continuação de artigo anterior, traduzido de publicação de Julho de 2011 do site OHS on line e postado neste Blog e na Revista NRFACIL do site http://www.nrfacil.com.br/, sob o título “O que é perigoso?”
O artigo aborda a questão dos riscos tanto sob a perspectiva dasaúde pública como da saúde ocupacional. E assim, é possível estabelecer analogias e comparações com a saúde no trabalho (ocupacional) em todos os níveis.

Neste artigo são abordadas as diversas categorias de risco. Essas categorias certamente lembrarão aos profissionais do SESMT os diversos tipos de riscos e situações a que estão expostos geralmente os trabalhadores, principalmente ematividades industriais. Ter em mente a classificação abaixo pode ajudar o SESMT a estabelecer rotinas para a melhor proteção dos trabalhadores em todos os ambientes.

CATEGORIAS DE RISCO À SAÚDE PÚBLICA - Cont
A Agência para Registro de Substancias e Doenças Tóxicas (Estados Unidos) estabeleceu categorias padrões para riscos à saúde. Dependendo das propriedades específicas dos contaminantes, dassituações de exposição e do estado de saúde de indivíduos, um risco à saúde pública pode ocorrer. Utilizando dados de avaliações, as situações de risco à saúde pública podem ser classificadas segundo as categorias abaixo:

Categoria | Descrição |
1 - URGENTE | Condições que apresentam sério risco à saúde pública resultante de uma exposição minima a substâncias de risco |
2 – PÚBLICO | Condições queapresentam risco à saúde pública como resultado de uma exposição de longo prazo a uma substância perigosa; |
3 - INDETERMINADO | Condições para as quais não se pode determinar o risco à saúde pública devido à falta de dados objetivos; |
4 – INAPARENTE | Condições nas quais houve exposição a um meio contaminante ou que tenha ocorrido no passado, mas a exposição está abaixo do nível de risco àsaúde; |
5 – INEXISTENTE | Condições nas quais os dados indicam nenhuma exposição atual ou passada ou nenhum potencial de exposição |

CLASSIFICANDO RISCOS

A caracterização de um risco envolve componentes quantitativos e qualitativos.

Deve ficar claro em relação à discussão anterior, que o tipo de risco e o resultado adverso associado ao mesmo são caracteristicas qualitativas importantesdo assim chamado “risco”. Portanto, uma específica probabilidade para o desenvolvimento de dermatite eczematosa (inflamação da pele) pode ser considerada menor do que a probabilidade idêntica de desenvolver um melanoma (uma forma severa de câncer de pele).

Entretanto, é preciso olhar de forma mais detalhada para se poder caracterizar o risco como uma forma diferente de perigo.

O grau deexposição constitui um importante determinante do risco. Assim, uma baixa exposição a alguma coisa que é altamente perigosa, pode resultar em um risco pequeno. Alternativamente, uma exposição elevada a alguma coisa que é muito pouco perigosa, pode resultar em um moderado ou mesmo alto risco. Devem ser feitas todas as tentativas razoáveis para quantificar uma exposição de forma a em seguida atribuiruma medida de risco à situação. A probabilidade de um resultado adverso (ou seja, a proabilidade intrínseca a certos riscos) podem ser expressas de várias formas.

Afirmações sobre causa e efeito (causação) sempre dependem de certos pressupostos. Quando uma pressuposição sobre causa e efeito estiver errada, qualquer medida de risco relacionada a essa pressuposição, mesmo que de formanumericamente detalhada, pode levar a informações distorcidas. Principalmente se esta informação implicar na probabilidade de que certos resultados indesejados (por exemplo, cancer, asma) estejam de fato relacionados à exposição a um perigo particular. Portanto, afirmações sobre risco devem se guiar por indicações de incerteza associados a esse risco.

Pode-se desejar saber quais os passos que...
tracking img