Nr 12

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A nova NR 12 promete revolucionar a proteção dos trabalhadores em relação às máquinas. Uma primeira olhada sobre o conteúdo já chama atenção pelo tamanho. Enquanto a versão anterior contava com um¬texto base de seis itens principais e mais dois anexos, um para mo¬tosserras e ou¬tro para cilindros de massa, a nova tem texto base com 19 itens principais, três apêndices, sete anexos e um -glossário.São 14.500 caracteres, um total de cin¬co pá¬ginas, contra mais de 230 mil letras, o que proporcional¬mente dará cerca de 80 páginas para a nova norma. Dessa forma, traz explicações bem maisdetalhadas sobre ins¬tala¬ções e dispositivos de segurança.

"Agora é outro mundo, com explicação muito mais clara sobre o que é necessário. Uma evolução drástica do texto em si e com a criação de um grupode trabalho permanente que vai discutir melhorias. A situação que tínhamos antes era de uma norma valendo de 1978 até 2010. A tecnologia avançou, e a norma trazia algo de 32 anos atrás. Se atualizouo texto e se coloca a ¬oportunidade de uma atualização contínua", avalia o engenheiro de segurança João Baptista Beck Pinto, que coordena um GT de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente daABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), no Rio Grande do Sul.

Alterações
Criada pela Portaria 3214, de 08 de junho de 1978, a NR 12 sofreu uma primeira alteração em1983. Em 1994, a norma ganhou o anexo de motosserras e, em 1996, o de cilindros de massas. Mais duas pe¬quenas mudanças ocorreram em 1997 e em 2000. Já a publicação da nova NR 12 traz uma transformaçãototal, alcançada de forma tripartite. O nome da norma também mudou. Agora chama-se NR 12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. "O mais importante da nova versão são as informações mínimaspara que a máquina seja concebida de forma se¬gura. Queremos a médio prazo uma no¬va geração de máquinas", afirma a coorde¬nadora do GTT da NR 12, a auditora ¬fiscal da SRTE/RS, Aida Becker.

Já...
tracking img