NR-12

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NR 12

Slide 17 - Os dispositivos de partida, acionamento e parada das maquinas devem ser projetados e instalados de forma que não se localizem em suas zonas perigosas e possam ser acionados ou desligados por outra pessoa no caso de emergência, e que impeçam ligar e desligar de forma involuntária pelo operador.
Slide 18 – Possuir dispositivos de comando (botão de parada de emergência) quepossa ser desligado por outra pessoa no caso de acidente.
Slide 19 - Possuir protetores para as Mãos do operador. Algumas maquinas possuem mecanismos de segurança como: Feixes de luz, que fazem a maquina parar automaticamente se a Mao do operador, ultrapassar estes feixes de luz, parada automática quando alguém ou algum objeto entra na zona de perigo,dispositivo para afastar as mãos por um cabode aço que e preso nos pulsos ou no braço do operador para afastar as mãos quando elas entrarem na zona perigosa.
Slide 20 – no comando Bi manual, o acionamento da maquina e realizado com ambas as mãos e devem ser acionados no mesmo tempo ou no Maximo 5 (cinco segundos) de diferença de um para o outro.
Slide 21 – Os dispositivos de comando Bi manual devem ser instalados em pedestais em alturacompatível com o posto de trabalho e ficar ao alcance do operador em sua posição de trabalho. As maquinas e equipamentos que necessitam da participação de mais de uma pessoa devem possuir os dispositivos de acionamento simultâneo e corresponder ao numero de operadores expostos aos perigos e o nível de proteção deve ser o mesmo para cada operador e devem possuir dispositivos de sinal luminoso paraidentificar o funcionamento.
Slide 22 – Deve ser selecionado um numero de dispositivos de acionamento em utilização, com bloqueio para os demais dispositivos para os operadores não autorizados, evitando assim o acionamento de forma acidental.


Slide 66 - As maquinas e equipamentos devem possuir sinalização de segurança para advertir os trabalhadores e visitantes os riscos a que estão expostos eter instruções de manutenção e outras informações necessárias para garantir a integridade física e a saúde dos trabalhadores. A sinalização de segurança deve ficar destacada na maquina ou equipamentos em lugar visível, escrita em Português do Brasil e ser de fácil compreensão. Os símbolos, inscrições e sinais luminosos e sonoros devem seguir os padrões estabelecidos pelas normas técnicas. Ossinais sonoros intermitentes e os sinais luminosos de avivo de alerta que indiquem a iminência de um acontecimento perigoso deve ser emitidos antes que ocorra o acontecimento perigoso e devem ser diferentes de todos os outros sinais utilizados para que os trabalhadores possam identificá-los e reconhecê-los imediatamente. As cores adotadas para a sinalização de Segurança são AMARELO e AZUL e tem comofinalidade:
AMARELO – Proteções fixas e moveis dispositivos, gaiolas das escadas, corrimão e sistema de guarda corpo e rodapé.
AZUL - Comunicação de equipamentos fora de uso ou em manutenção.
Apresentar o Slide de Sinalização.
SLIDE 2 – A sinalização de segurança de comunicação para ajudar a perceber os riscos do ambiente de trabalho e em vários lugares por onde passamos como exemploHOSPITAIS, LABORATORIOS, EMPRESAS, CAMINHOES e ETC.
As formas de sinalização mostram o que e permitido ou proibido fazer, eles nos advertem sobre os perigos e riscos.
SLIDE 3 – PASSAR CLICANDO NO SLIDE – APARECERA O TEXTO ABAIXO
Comunicação básica de segurança e meio ambiente podem ser destacadas de três formas de comunicação.
Escrita, Números, e Cores.


SLIDE 4 - Objetivo: As cores e símbolossão usados nos locais de trabalho para prevenção de acidentes.
Identificação de equipamentos de segurança, Delimitação de área, Identificação canalizações (líquidos e gases), e Alerta contra riscos.
SLIDE 5 AO 08 – COR VERMELHA – o vermelho não devera ser usado na industria para assinar perigo, por ser de pouca visibilidade em comparação com o AMARELO DE ALTA VISIBILIDADE e o LARANJA que...
tracking img