Nr 11

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NR 11- Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de materiais

Estabelece os requisitos de segurança a serem observados nos locais de trabalho, no que se refere ao transporte, à movimentação, à armazenagem e ao manuseio de materiais, tanto de forma mecânica quanto manual, objetivando a prevenção de infortúnios laborais. A fundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamentojurídico à existência desta NR, são os artigos 182 e 183 da CLT (Consolidação das leis do trabalho).

• Transporte
O início da operação de transporte tem seu desenvolvimento com o surgimento da roda.
Não existe prova arqueológica de sua origem pré-histórica. Pode-se supor que esta tenha existido antes do período histórico, talvez antes do domínio das técnicas metalúrgicas pelo homem, ou duranteesta fase. Os primitivos instrumentos de pedra ou metal poderiam ter sido utilizados para se lavrar ou talhar as primeiras rodas. Os primeiros testemunhos de seu aparecimento, contudo, liga sua origem à civilização Suméria, aproximadamente em 3000 A.C.
A invenção da roda foi de grande valia em lugares em que o terreno favorecia sua utilização: planícies, cobertas por plantas rasteiras. Elafacilitou enormemente o transporte dos fardos pesados, desta forma permitindo o aumento da atividade econômica. Seguindo suposições da arqueologia, O célebre Estandarte de Ur, um mosaico que era carregado em procissões. Ele mostra uma cena de transporte, e podemos observar a presença de carros de combate e transporte, com suas rodas peculiares formadas de duas peças de madeira, sendo tracionados poronagros. (2500 A.C.)
Os Carros egípcios tornaram o carro de guerra mais leve, e sua construção tornou-se extremante refinada. A escolha de materiais era cuidadosa, e para cada parte era empregada a madeira que melhor se adequasse à função. O encaixe das peças era perfeito. Os raios das rodas, por exemplo, eram compostos de duas peças separadas, que eram coladas a seguir. Isto visava obter uma maiorelasticidade. As imagens nos dão uma idéia da leveza destes veículos, os quais, nas vastas planícies do Egito, certamente permitiam aos combatentes alcançar grande velocidade, uma vantagem decisiva nos confrontos (aproximadamente 1400 A.C.). Carpentum era um carro de duas rodas puxado por dois cavalos. Era utilizado por sacerdotes; foi sobre carpenta que foram trazidos para o Capitólio os objetoscultuais. O carpentum de quatro rodas estava reservado ao imperador, altos dignatários e magistrados.

2.1.1 Construção das Estradas Romanas

A construção de estradas foi um fator essencial no desenvolvimento econômico do Império Romano, além de favorecer enormemente seu domínio militar. A circulação viária só poderia florescer em um país onde estradas apropriadas estivessem à disposição dotráfego. Contudo, o desenvolvimento da rede viária exigia muito tempo. Havia um regulamento sobre as estradas, mas ela ainda não considerava sua construção e manutenção como uma tarefa do estado, tornando-a um dever dos proprietários das terras situadas à margem das estradas. Por outro lado, se a civilização romana tomava de empréstimo os elementos da construção das estradas aos Etruscos, assim comoem tantas outras conquistas culturais, ela não deixava de as enriquecer com um espírito criativo, renovador e organizador. (século I D.C.)

2.2 Armazenagem

Cientistas franceses, estudando o comportamento da humanidade nos seus primórdios, chegaram a uma interessante e curiosa conclusão. Um marco importante da história da humanidade, dizem, quem sabe o marco divisor, poderia ter sido o inícioda prática da armazenagem.Para os pesquisadores, mesmo os mais notáveis feitos da humanidade não teriam a importância que teve a experiência e o aprendizado da armazenagem na vida das pessoas e dos povos. Com ela, os agrupamentos, antes nômades, deixaram de vagar de terra em terra à cata do alimento, e passaram a colher e armazenar para o consumo diário e os períodos em que a natureza não os...
tracking img