Nr 10

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS NO TRABALHO

Introdução ao Conceito de Segurança e Saúde do Trabalhador

Quando um trabalhador sai de sua casa para ir ao trabalho, ele leva conhecimentos, esperanças, expectativas, desejos, necessidades (suas e as de sua família), os anseios de uma vida melhor e de promover qualidade de vida para si e para os seus.
O local de trabalho, portanto, seria arealização desses sonhos, e não deve ser sinônimo de risco de acidentes e doenças profissionais, que constantemente ceifam sonhos, saúde e, às vezes, vidas.
A segurança do trabalhador, dentro e fora da empresa, não deve ser vista apenas como uma obrigação de cumprimento da lei, mas também como forma de desenvolvimento e valorização do ser humano, do respeito à saúde, à integridade física e aobem-estar, além de contemplar uma relação salutar entre empregador e empregado, propiciando o desenvolvimento social e humano.
Os profissionais dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) têm por atividade promover a relação positiva entre o capital e o trabalho, auxiliar no desenvolvimento da consciência preventiva, dentro e fora da empresa, disseminandoconhecimentos que propiciem ao trabalhador a capacidade de assumir sua parcela de responsabilidade com sua segurança de forma integral.
Para que haja êxito, tais atividades devem envolver todos os níveis de gerenciamento da empresa. Para tanto, os profissionais dos SESMT devem reforçar as regras e regulamentos de segurança, estar alertas e identificar práticas e condições que exponham a riscos otrabalhador, o meio ambiente e a propriedade, assumindo ações efetivas e adequadas para corrigir e eliminar as irregularidades observadas.
O sucesso de um programa de segurança e medicina do trabalho depende do envolvimento dos gestores em seus mais variados níveis de responsabilidade.
O zelo pelo ambiente e pelo funcionário apresenta-se como um diferencial estratégico que compõe as atividadesrotineiras.
A segurança está atrelada ao treinamento, ao desenvolvimento e às atitudes dos trabalhadores. Cada um deve seguir as práticas de segurança no trabalho, que devem compor as regras e regulamentos anunciados pelo programa de segurança da instituição.
Os SESMT devem sempre contar com o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), procurando constantemente alertar para osriscos de acidentes e doenças do trabalho, em qualquer local da instituição, comunicando ao gestor da área qualquer ocorrência de prática ou condição de risco.
Uma CIPA bem orientada será sempre um tentáculo de segurança, um agente multiplicador de boas práticas de trabalho e de convívio social e humano.

Cabem aos SESMT e, em sua ausência, às CIPAS, outras responsabilidades pertinentes àprevenção:

* Investigar e analisar acidentes, recomendando medidas preventivas e corretivas para evitá-los;
* Apoiar os gestores, como consultores na área de segurança do trabalho e em atividades que envolvam mudanças nos riscos;
* Coordenar e treinar a equipe de Brigada Contra Incêndio, bem como a população envolvida em situações de incêndio;
* Auxiliar a CIPA na elaboração do Mapa deRiscos Ambiental;
* Definir os Equipamentos de Proteção Individual para uso em diversas atividades;
* Auxiliar no desenvolvimento de programas de proteção ao meio ambiente.

Breve Histórico da Segurança do Trabalho

A preocupação com a segurança e a saúde dos trabalhadores não é algo recente. Dados históricos mostram que ela existe desde o século IV a.C., quando Hipócrates descobriu aorigem das enfermidades que acometiam os trabalhadores das minas e, mais tarde, Aristóteles cuidou do atendimento e da prevenção dessas doenças. Também no século IV a.C., Platão descobriu algumas doenças do sistema esquelético comuns a determinados trabalhadores no exercício de sua profissão.
Já no século I d.C., Plínio publicou a História Natural, primeira obra a tratar da segurança do...
tracking img