Nr 10

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Eletricidade Básica










































Introdução:


Uma das principais atividades do técnico “eletrônico” (nossa intenção não é torná-lo um e sim dar as noções básicas) é analisar circuitos. Analisar um circuito consiste em determinar as tensões e correntes presentes nos componentes deste circuito, assim, quando estiverfrente a um equipamento com defeito, o primeiro passo para consertar este equipamento é entender como ele funciona, para isto o técnico deverá abrir o diagrama e analisar o circuito do equipamento, depois de entendido o circuito o técnico deverá escolher os melhores pontos de medição do circuito em função do sintoma apresentado pelo equipamento a fim de determinar a peça defeituosa. Concluímosque: para consertar um equipamento eletrônico o técnico precisa do diagrama do equipamento, do instrumento correto e do conhecimento para análise do circuito. Esta apostila aborda exatamente a questão da análise do circuito.
Sabendo as três leis básicas (Lei de Ohm , Leis de Kirchhoff – Lei das Malhas e Lei dos Nós) o restante do estudo da eletrônica consiste em conhecer os diversos tipos decomponentes e a sua influência no circuito, que significa o seu comportamento com respeito a tensão e a corrente.

Grandezas Elétricas


Antes de iniciar o estudo da análise de circuitos vou fazer uma revisão sobre as grandezas tensão, corrente e resistência uma vez que para o técnico iniciante sempre representa motivo de dúvida.
As grandezas tensão e corrente estão associadas aoconceito de Energia Potencial e Energia Cinética, para entendermos melhor esta relação vamos mostrar este conceito de energia aplicado no nosso dia a dia.
Na eletricidade a energia elétrica deverá ser armazenada em cargas elétricas, na maioria das vezes estas cargas serão os elétrons livres, presentes nos metais, em outros casos poderão ser íons, presentes nos gases, nos líquidos.Corrente elétrica:


A corrente elétrica é o movimento ordenado das cargas elétricas. A carga elétrica mais comum é o elétron livre e está presente nos metais, assim não basta o corpo ter elétrons, alias todos os corpos o possuem, para termos uma corrente elétrica estes elétrons devem ser do tipo livres, é por isto que a madeira é um isolante, apesar de ter elétrons eles não são livres, aligação química é forte bastante para prende-los, já os metais possuem uma ligação química e esta permite que os elétrons fiquem livres no material, são estes elétrons que serão usados para gerar uma corrente elétrica. Não basta também só termos o movimento dos elétrons livres, isto pode ocorrer com o aumento da temperatura, para termos uma corrente elétrica estes elétrons devem movimentar-se emordem, todos no mesmo sentido.
Para que os elétrons se movimentem é preciso aplicar uma força sobre eles, em eletricidade esta força é chamada de Campo Elétrico. A fonte de energia elétrica é a responsável por criar este campo elétrico. Esta força aparece entre cargas elétricas de tipos diferentes, assim, a fonte de energia elétrica cria uma região com excesso de cargas negativas, chamado depólo negativo e outra com falta de cargas negativas, chamadas de pólo positivo. Assim quando um condutor é conectado entre o pólo negativo e o positivo o excesso de cargas presentes no pólo negativo fluem para completar a falta de elétrons do pólo positivo.
Em eletrônica, devido a fatos históricos, o sentido da corrente foi adotado como “sentido convencional” da corrente por motivo deconsideramos que as cargas elétricas que se movimentam no circuito são as cargas positivas que saem do pólo positivo em direção ao pólo negativo.
A unidade de medida da corrente é o ampère e sua representação no circuito deve ser na forma de uma seta, pois a corrente tem direção e sentido. Em eletrônica o ampère é uma unidade muito grande, uma fonte de alimentação normal para laboratório de...
tracking img