Nr 10 aplicada a condomínios comerciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 43 (10665 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 6 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

RICARDO FERRARI PEDROSO

NR 10 APLICADA A EDIFÍCIOS COMERCIAIS

SÃO PAULO 2007

RICARDO FERRARI PEDROSO

NR 10 APLICADA A EDIFÍCIOS COM ERCIAIS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Presbiteriana M ackenzie, como requisito parcial para obtenção do título de especialista.ORIENTADOR: PROF. M ESTRE PAULO GUERRA JR.

São Paulo 2007

RES UMO

As Normas Regulamentadoras – NR são relativas à segurança e medicina do trabalho e foram criadas ao final da década de 70. A NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade – foi desenvolvida e após alguns anos atualizada (última versão em 2004), com os objetivos básicos de estabelecer requisitos e condiçõesmínimas para implantação de medidas de controle e sistema preventivos, para que exista garantia da segurança e saúde dos trabalhadores que atuem em instalações elétricas e serviços com eletricidade – seja direta, ou indiretamente. Entretanto, a realidade brasileira está longe de ser adequada no que diz respeito ao seguimento e observância das normas regulamentadoras, devido ainda à uma falta deconscientização das empresas envolvidas. Diante do exposto, torna-se de suma importância a discussão, bem como a aplicação da NR-10 em setores que trabalhem com eletricidade, para que haja uma melhor garantia da segurança e saúde do trabalhador responsável, e, por conseqüência, promova maior respeito, confiança e confiabilidade nas empresas e indústrias envolvidas. Os objetivos deste trabalho forameleger, apresentar e discutir itens da NR-10 sob um enfoque aplicativo, em edifícios comerciais, realizado no sentido de melhorar a compreensão e o emprego de técnicas de segurança nas instalações e serviços com eletricidade, de forma a contribuir para a manutenção de um adequado e seguro ambiente de trabalho nestes edifícios comerciais, o que favorece a conscientização dos responsáveis e dirigentes dosedifícios comerciais, de forma a auxiliar na aplicação dos conceitos e fundamentos regulamentadores constituintes da NR-10. A metodologia aplicada foi a análise das características dos itens e subitens constituintes da NR-10, sob um ponto de vista de aplicabilidade em edifícios comerciais. Foram realizadas também a eleição e apresentação dos itens aplicáveis, através da análise do tipo de cargainstalada, potencial instalado, tipo de equipamento, nível de proteção e habilitação e treinamento do trabalhador, bem como a discussão específica de cada um, tomando-se como exemplo um edifício comercial de alto padrão situado na cidade de São Paulo. Deve-se considerar que os condomínios comerciais, objetos da aplicação dos itens da NR-10 neste trabalho, são empresas, o que não os deixam livres danecessidade da implantação desta norma e de outras normas concernentes à segurança do trabalho. O trabalho vigente, portanto, pôde contribuir com um maior esclarecimento da aplicabilidade dos principais itens da NR-10, o que favorece a ampliação do cumprimento da mesma pelas empresas comerciais.

ABS TRACT

The Regulatory Norms – NR are related to labor safety and Labor M edicine and theywere created in the end of 70’s. The NR -10 (safety warrant to the laborers acting inside of electrical facilities or dealing with electrical services) was created and after a couple of years it was upgraded in order to establish the minimal safety condition and safety requirements to implement control measures and preventive systems allowing a health and safety warrant to the laborers acting director indirect inside of electrical facilities or dealing with electrical services. However, the Brazilian reality is far from being adequate on following norms and procedures due a lack of awareness of the companies related to this processes. In light of the findings, it’s important the discussions of this subject as well the use of NR-10 on sectors involved with electricity in order to allow a...
tracking img