Nr's

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As NR’s (Normas Regulamentadoras) foram criadas para estabelecer a segurança e a saúde de quem trabalha, e também e quem esta envolvido indiretamente em empresas.
Essas normas estão dentro do CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e são sempre revisadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
A seguir fiz um resumo de cada norma, atualmente existem 35, uma está para ser aprovada. Lembrando que,como foi solicitado, dei ênfase maior para as relacionadas a construção civil.

Norma Regulamentadora nº 1 - Disposições Gerais
A primeira norma estabelece as áreas de competência da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, e também da Delegacia Regional do Trabalho.
O empregador terá algumas responsabilidades, dentre elas: elaborar ordens de serviço, informar os trabalhadores sobre osriscos profissionais, e também cumprir os requisitos legais do SST (Segurança e Saúde no Trabalho).
Não ficando atrás, o empregado também terá de cumprir algumas regras, algumas delas:
*Colaborar com a empresa na aplicação das NR’s
*Usar o EPI fornecido pelo empregador
*Cumprir as ordens de serviço do empregador
-------------------------------------------------
*Submeter-se aos exames médicosprevistos
Norma Regulamentadora nº 2 - Inspeção Prévia
A segunda norma visa proteger as pessoas dos estabelecimentos que não receberam uma inspeção, e também a segurança nas áreas com instalações novas.
-------------------------------------------------
O Órgão Regional deverá realizar a inspeção, e consequentemente, expedirá o CAI (Certificado de Aprovação de Instalações).
NormaRegulamentadora nº 3 - Embargo ou Interdição
-------------------------------------------------
Poderá ocorrer embargo/interdição quando houver um laudo técnico indicando risco grave e iminente para o trabalhador, caso isso aconteça, o órgão responsável deverá exigir providências do setor de Segurança e Medicina do Trabalho.
Norma Regulamentadora nº 4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e emMedicina do Trabalho
A norma número quatro conta com trabalhadores das seguintes áreas: médico do trabalho, engenheiro/técnico da segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho.
-------------------------------------------------
Essa regra visa, antes de mais nada, reduzir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) se junta a SESMTpara a segurança geral dos trabalhadores.
Norma Regulamentadora nº 5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
A CIPA tem o objetivo de prevenir os acidentes e doenças ocorridos no trabalho, tornando-o permanentemente seguro para a preservação de vida e a saúde do trabalhador.
-------------------------------------------------
Todas as empresas que possuem empregados regidos pela Consolidaçãodas Leis do Trabalho (CLT), ficam obrigados a dar funcionamento à CIPA.
Norma Regulamentadora nº 6 - Equipamentos de Proteção Individual
O EPI (Equipamento de Proteção Individual) é um direito de todo trabalhador. Sem ele, os empregados não poderão dar início ao seu trabalho.
-------------------------------------------------
A empresa fica obrigada a fornecer o EPI, pois o equipamento é de sumaimportância na segurança geral. O empregador fica obrigado a exigir o uso do equipamento, tendo o trabalhador a obrigação de obedecer.
Norma Regulamentadora nº 7 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional
A sétima norma dá ênfase aos equipamentos de segurança do trabalhador. As empresas ficam obrigadas a possuir os materiais de primeiros socorros. Sendo assim, qualquer acidente poderáser neutralizado quando necessário.
-------------------------------------------------
Quando houver qualquer ocorrência, o médico deverá solicitar à empresa a emissão do CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). O trabalhador também deverá ser encaminhado à Previdência Social, para estabelecer o nexo causal.
Norma Regulamentadora nº 8 - Edificações
Dando ênfase ao nosso curso, a oitava...
tracking img